ISCED-HUÍLA

CIDE – Curso sobre Métodos de Recolha de Dados e Georreferênciação.

CIDE – Curso sobre Métodos de Recolha de Dados e Georreferênciação.

O ISCED-Huíla, através do seu Centro de Investigação  e desenvolvimento da Educação (CIDE), promoveu, em parceria com a ADRA – Huíla um curso sobre “Métodos de Recolha de Dados  e Georreferenciação”. O referido curso foi dirigido a 20 técnicos da ADRA – Huíla e foi ministrado por técnicos do CIDE.

O Curso  decorreu de 10 a 14 de Agosto nas instalações da ADRA – Huíla,  totalizando 20 horas de exposição teórica, exercícios práticos e um levantamento piloto. Foram definidos os seguintes objectivos:

  • Desenvolver um conjunto de competências necessárias para fazer uso de meios tecnológicos (smartphones, tablets e computadores) em situações práticas e quotidianas de recolha e tratamento de dados em contextos de terreno;
  • Desenvolver um conjunto de competências teórico-práticas, necessárias ao uso do QGIS, em situações práticas e quotidianas de produção cartográfica

O Curso contou com dois módulos:

  • Módulo em recolha de dados com dispositivos móveis do inglês (Mobile Data Collection) – visa contribuir para a aquisição de qualificações profissionais em recolha digital de dados;
  • Módulo em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) – visa contribuir para a aquisição de qualificações profissionais em recolha, tratamento e produção de mapas geograficos.

Para o alcance dos objectivos expostos, o curso articulou as componentes conceptual, metodológica e prática, que sustentam uma adequada selecção das tecnologias e técnicas de recolha de dados, com uma componente mais instrumental que se concretizou pela utilização da tecnologia Open Data Kit (ODK) instalado em dispositivos móveis e dos Sistemas de Informação Geográfica – SIG.

3 comments

A formação foi muito concorrida a julgar pela entrega dos participantes! Parabenizo o ISCED Huíla por este pacote significativo com o tema “Métodos de Recolha de Dados e Georreferenciação”. Bem haja o CIDE ISCED-HUÍLA rumo aos 40 anos a serviço da comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *