No período de 4 a 8 de Janeiro de 2024, uma equipe conjunta do Centro de Investigação de Desenvolvimento da Educação (CIDE) e do Centro de Estudos de Biodiversidade e Educação Ambiental (CEBEA) do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (ISCED-Huíla) realizou uma visita colaborativa no âmbito do projecto “GUIA DE PLANTAS DA BACIA DO CUBANGO”.
O projecto, financiado pelos Serviços Florestais dos Estados Unidos (USFS) teve início em Agosto de 2023 e visa a produção de um guia abrangente de identificação de plantas lenhosas que compõem a rica biodiversidade da Bacia do Cubango. O investigador José Tchamba, coordenador do CEBEA, liderou a visita, destacando a importância da colaboração interinstitucional para alcançar os objectivos ambiciosos do projecto.
O objectivo central da visita foi avançar significativamente na produção do guia e fornecer formação prática para técnicos de campo. Durante os três dias de trabalho intensivo, os especialistas revisaram e consolidaram dados, identificaram espécies-chave e refinaram as informações que seriam incluídas no guia.
O investigador Tchamba expressou sua satisfação com o progresso alcançado durante a visita e ressaltou a importância do projecto para a compreensão e preservação da biodiversidade única da Bacia do Cubango. “Estamos comprometidos em fornecer um guia preciso e acessível que possa ser uma ferramenta valiosa para estudiosos, conservacionistas e todos os interessados na flora da região”, afirmou o investigador Tchamba.
Além da produção do guia, um dos resultados notáveis dessa colaboração será a capacitação de técnicos de campo em técnicas avançadas de amostragem e recolha de dados da vegetação. Essa capacitação visa fortalecer a capacidade desses profissionais para monitorar e preservar efectivamente o ecossistema da Bacia do Cubango.
Os próximos passos incluem a revisão final do guia, sua publicação e a implementação prática das habilidades adquiridas pelos técnicos de campo. O projecto demonstra o comprometimento das instituições de ensino e investigação com a conservação ambiental e o avanço do conhecimento científico na região.