Colheitas de gramíneas da família Cyperaceae por investigadores da Universidade de Dresdem da Hungria e do CEBEA/ISCED-Huíla reforçam o acervo das duas instituições

O Centro de Estudos da Biodiversidade e Educação Ambiental (CEBEA) do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED-Huíla) recebeu e orientou, entre 06 a 13 de Fevereiro de 2023, os Investigadores Attila Mestherazy e Kristóf Soveles da Universidade de Dresdem da Hungria, no âmbito da recolha de espécies de gramíneas (plantas) da família Cyperaceae.

A recolha das espécies foi feita em lagoas e margens dos rios das regiões abaixo descritas. A investigação começou na Tundavala, Município do Lubango. Daí seguiu-se à Estação Zootécnica, Município da Humpata, onde os investigadores colheram espécies que conheciam apenas da literatura. O mesmo trabalho foi feito na província do Namibe e nos limites do Parque Nacional do Bicuar, Município dos Gambo. Em seguida os investigadores deslocaram-se a província de Benguela, propriamente , para os municípios de Catengue, Cubal e Ganda.

Na província do Huambo colheram espécies na localidade do Ukuma, cuja recolha foi demorada devido a qualidade e quantidade de espécimes da família Cyperaceae abundantes na região. A recolha continuou no Município do Huambo , nas localidades de Luidimbale e Morro do Moco. A digressão científica terminou na província do Bié, Município do Cuito, onde se efectuou a recolha de espécies raras.

As colheitas de espécies de gramíneas da família Cyperaceae reforçam os acervos do herbário do ISCED-Huíla e da Universidade de Dresdem da Hungria.