No âmbito destas actividades do programa YouthMapper o ISCED-Huila foi reconhecido e presenteado com um certificado de mérito relactivamente pelas actividades já desenvolvidas nos anos anteriores. Foi neste mês de Março do ano em curso entregue pela Organização Mundial Inovação e Mapeamento que conta com a colaboração de instituições como Uiversidade do Texas George Washington, USAID (Unites States Agency International Development e a Geocenter.
Tiveram a iniciativa de lançar um grupo de YouthMappers, jovens mapeadores a nível mundial na qual o ISCED-Huíla conta com a participação de colaboradores formadores, nomeadamente; os docentes Marina Rafael, Valter Chissingui, Hervé Vela e José Luis, ainda foi seleccionada uma estudante do curso de Geografia para a Jamaica em Janeiro de 2023 para participar nas actividades coordenadas acima referenciadas para representar Angola e o ISCED-Huíla.
É importante salientar que a Youthmappers desenvolve as suas actividades desde Março do ano de 2019, com o programa de mapeamento em várias áreas dominantes como da água, postos de abastecimentos, escolas, em instituições em cidades referenciais que são Lubango (nos Gambos) e Namibe (Bibala). Contam com a participação na formação de docentes afectos às Secções de Geografia e Biologia.
Por outro lado, um dos principais pontos desta actividade está relacionado com o dia dos dados abertos, em que a Fundação Open Knowledge anualmente nos meses de Fevereiro e Março, aspira partilhar dados entre instituições mundialmente. Estas actividades são típicas e incluem palestras, seminários, demonstrações ou outros marcos em dados abertos.