ISCED-Huíla celebra o 14 de Março, dia internacional da Matemática

Decorreu, nesta terça-feira, 14 de Março, no Anfiteatro do ISCED-Huíla, sob o lema: “Matemática para todos”, a celebração do dia internacional da Matemática, organizada e realizada pela Secção de Ensino e Investigação de Matemática com a participação do Presidente do ISCED-Huíla, Doutor Helder Pedro Alicerces Bahu, que teve a honra de fazer a abertura do evento, do Vice-Presidente do ISCED-Huíla para Área Científica e Pós-Graduação, o Doutor Bernardo Filipe Matias, da Doutora Maria de Fátima, em representação do Director Geral do Instituto Politécnico do Lubango, do Doutor Francisco Gonçalves Maiato, Vice-Reitor para Área Científica e Pós-Graduação da Universidade Mandume, docentes, estudantes e público em geral.

Durante a abertura do evento, o Doutor Helder Bahu, Presidente do ISCED-Huíla, apelou à partilha do conhecimento matemático sem arrogância e sugeriu que se dessem aulas de reforço de matemática aos alunos que circundam os arredores do ISCED-Huíla.

Durante a celebração do dia da Matemática foram ministrados os seguintes temas: Da Selvajaria Matemática a Civilização Matemática. Uma Abordagem sobre Séries, apresentado pelo Doutor Boaventura Nolasco; Prova (Demonstração) apresentado pelo Doutor Dinís Amaro; Construções Com Régua e Compasso apresentado pelo Mestre Zeferino Kahala; Modelos Matemáticos em Epidemiologia. Covid-19 em Angola apresentado pelo Mestre Alberto Muela; Lógica Bivalente e Não Bivalente apresentado pelo Mestre Rosálio Dungula; A Matemática no ensino Pré-escolar e Infância apresentado pela Mestre Isnaida Seculo; A Matemática no ensino Primário apresentado pela Mestre Madalena Câmia; e por último, Princípios e Normas para o Ensino da Matemática apresentado pelo Doutor Augusto Rasga, um dos mentores do evento.
O dia internacional da Matemática juntou matemáticos e público interessado, permitiu discutir questões relacionadas com o desinteresse e debilidades matemáticas no ensino e no quotidiano.
O 14 de Março ou dia do Pi foi instituído pela UNESCO na sua 40ª sessão, a 26 de Novembro de 2019.