ISCED-HUÍLA | Abertura do Ano Académico 2022-2023

A sessão solene de Abertura do Ano Académico  2022/2023, teve  lugar nesta, sexta-feira, 14 de Outubro de 2022, na Sala Magna da Instituição.

Estavam presentes nesta sessão, representantes do Governo Provincial, do Instituto Superior Politécnico Independente, do Instituto Superior Gregório Semedo, da polícia nacional, reitores, Administração Municipal do Lubango,  Docentes da Instituição, Administrativos, Estudantes e o Público.

Tendo em vista o programa, a sessão de abertura, contou com três momentos principais:

  • Momento discursivo que contou com a Mensagem dos Estudantes, proferida pela Presidente da Associação dos Estudantes Efigênia Tchiaca, que estendeu apoio ao corpo directivo, à  comunidade académica, aos docentes, bem como aos estudantes e trabalhadores administrativos; mensagem dos Docentes proferida pelo Dr. Carlos Cardoso e mensagem do Sindicato dos Professores do Ensino Superior pelo seu representante Dr. José Nahambo.
  • Momento da Aula Magna “África 2063: desafios e perpectivas no Ensino Superior”, presidida pelo Dr. Jorge chaves. A aula consistiu numa abordagem de 3 temas centrais: conceitos e bases da agenda, aspirações africana (desafios e perspectivas), Programa do Governo de Angola 2022-2027.
  • Discurso do  Presidente do ISCED  Helder Pedro Alicerces Bahu, que realçou a responsabilidade e desafios em termos de infraestruturas no quadro docente e administrativo, relação estudante professor, professores e funcionários administrativos. Informou também que no presente ano académico o ISCED-Huíla conta com dois novos cursos, Educação de Infâmia e Ensino Primário ao nível da graduação e o Doutoramento em Educação. Sobre a infraestruturas, o presidente salientou a criação de políticas que permitam equipar a instituição com materiais suficientes para o melhor acolhimento de deficientes visuais, auditivos e outros.

Para encerrar a actividade, visitaram-se algumas dependências da instituição recentemente reabilitadas, como o Centro de Investigação e Desenvolvimento da Educação e a Biblioteca Central e outros.