Teve lugar, na manhã de Segunda-Feira, 27 de Fevereiro de 2023, no Anfiteatro do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, a abertura oficial da 2ª Edição do Curso de Mestrado em Metodologia de Educação de Infância.
Prestigiaram ao encontro o Doutor Martinho Bangula Katúmua, Coordenador Adjunto da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros para a Área Técnica de Programação, Acompanhamento e Avaliação; o Doutor Gildo Matias José, Secretário de Estado para o Ensino Secundário; o Doutor Eugénio da Silva, Secretário de Estado para o Ensino Superior; a Doutora Maria João Tchipalavela, Vice-Governadora para o Sector Social, Político e Económico; o Doutor Helder Pedro Alicerces Bahu, Presidente do ISCED-Huíla e Coordenador do referido curso; o Doutor Bernardo Filipe Matias, Vice-Presidente para Área Científica e Pós-Graduação; a Doutora Maria Candeia Kuliakita Sakukuma, Vice-Presidente para Área Académica, distintos professores, mestrandos e público em geral.
Na sua intervenção o Doutor Martinho Bangula Katúmua fez referência ao Decreto Presidencial n.º 205/18, de 3 de Setembro que visa «Assegurar que o sistema educativo disponha de professores necessários e devidamente qualificados e com bom desempenho docente», neste desiderato, o dirigente frisou que os ministérios do Ensino Superior e da Educação trabalham na execução do referido decreto.
Em nome do Ministério da Educação o Doutor Gildo Matias afirmou que «Para nós, Ministério da Educação, é fulcral garantir que os nossos alunos a todos os níveis possam ter acesso à aprendizagem de qualidade, que só são possíveis se os professores que estão nas salas de aulas tiverem-se devidamente qualificados e preparados para assumir competentemente as várias funções docentes».
Para o Doutor Eugénio da Silva, em representação da ministra do Ensino Superior, o funcionamento deste mestrado é o demostrativo da capacidade do ISCED-Huíla que mobilizou os seus melhores recursos para a abertura da 2.ª edição do curso de Mestrado em Metodologia de Educação de Infância. Não deixou de frisar que o referido curso de mestrado é fruto de uma parceria entre a Universidade de Aveiro (Portugal), que conta com larga experiência na formação de professores, o Instituto Camões e o ISCED-Huíla, instituição anfitriã.
Teve a honra para declarar a “abertura oficial” do curso de Mestrado em Metodologia de Educação de Infância a Doutora Maria João Tchipalavela, em nome do governador provincial, o Engenheiro Nuno Bernabé Mahapi Dala, tecendo as seguintes palavras:
Podemos afirmar que o ISCED-Huíla continua como instituição de referência no domínio de formação de professores com um perfil que corresponde, ainda, as expectativas relativamente ao profissionalismo dos professores. É um privilégio porque se realiza um sonho, o de resolver a situação dos estudantes que terminavam a licenciatura em Ensino da Psicologia que não encontravam espaço no mercado de trabalho, o de responder às reclamações da baixa qualidade de ensino. Hoje é a concretização deste sonho, o de intervir no processo de crescimento, mudança permanente e no desenvolvimento de uma criança.
Em nome dos estudantes, falou o mestrando Betacuro Miguel André Teca, tendo salientado «que não basta a formação dos profissionais na área, mas ter presente também a criação de condições de trabalho que dignifiquem a partilha do conhecimento entre os educadores e as crianças». Na ocasião incentivou o executivo a continuar a apostar fortemente na expansão da rede de centros infantis públicos e público-privados, equipando-os com materiais que se enquadram aos padrões internacionais e locais.
O Curso de Mestrado em Metodologia de Educação de Infância foi criado pelo Decreto Executivo n.º 45/2019 de 20 de Dezembro de 2019, no país funciona apenas no Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla que vai à 2.ª Edição.