𝐀 𝐀𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚çã𝐨 𝐀𝐧𝐠𝐨𝐥𝐚𝐧𝐚 𝐝𝐞 𝐅í𝐬𝐢𝐜𝐚 𝐜𝐞𝐥𝐞𝐛𝐫𝐚 𝐨 𝐃𝐢𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐅í𝐬𝐢𝐜𝐨

Na Sexta-feira, 19 de Maio de 2023, a AAF (Associação Angolana de Física) promoveu um evento em comemoração ao Dia do Físico na Sala Magna do ISCED-Huíla. O lema do evento foi “A Física como suporte para a ciência, tecnologia e inovação no contexto angolano”.
Para iniciar a cerimônia de abertura, o Professor Doutor Jorge Maria Gonçalves Mayer fez um discurso, enfatizando que o Dia do Físico, 19 de Maio, faz alusão ao chamado “ano miraculoso” de 1905. Nesse ano, os artigos publicados pelo físico Albert Einstein mudaram o curso da Física do século XX. A AAF deu as boas-vindas aos membros associados, professores de física, estudantes do curso de ensino de física e à comunidade em geral para a quarta jornada em celebração ao Dia Internacional do Físico, sob o lema “A Física como suporte para a ciência, tecnologia e inovação no contexto angolano’” O objectivo específico dessas jornadas é divulgar a imagem da associação, aumentar a adesão de físicos e professores de física e promover eventos académicos científicos.
Durante o evento, serão realizados dois painéis destacados: Física Aplicada e Ensino da Física. Vale ressaltar que a Associação Angolana de Física é membro da União de Físicos dos Países de Língua Portuguesa. Doutor Mayer também incentivou os jovens a participarem das Olimpíadas de Física no âmbito da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e mencionou uma oportunidade de formação internacional no Laboratório de Partículas do Centro de Pesquisas na Rússia, com uma duração de estágio de três meses. Essa oportunidade está aberta a todos os estudantes de física, tanto em nível de graduação quanto de mestrado.