O ISCED-Huíla participou pela primeira vez na 23.ª edição da EXPO-Huíla. A Edição em causa ocorreu entre os dias 10 a 14 de Agosto de 2022
A Expo-Huila é considerada a maior bolsa de negócios do sul de Angola, com mais de 320 expositores. A EXPO-Huíla está na sua 23ª edição, cuja organização é realizada pela Associação Agropecuária, Comercial e Industrial da Huila (AAPCIL).
Nesta primeira participação do ISCED-Huíla, coube ao Presidente da instituição, Dr. Hélder Pedro Alicerces Bahú a inauguração do Stand do ISCED Huíla, na presença dos presidentes do Conselho Geral e do Conselho Científico, bem como de alguns membros do Conselho de direcção. Após inauguração, o Stand recebeu a visita de Sua Excelência Sr. Governador da província da Huila, Nuno Bernabé Mahapi Dala e a comissão que o acompanhava.
Essa participação estreante foi marcada pela utilização de uma Mascote com o símbolo do Embondeiro, uma das mais imponentes e simbólicas árvores de Angola, carregada de mistérios, espiritualidade e tradições em toda África. A árvore em causa proporciona, simultaneamente, alimento, água, medicamentos e abrigo a quem habita em florestas e savanas, por isso, esta majestosa árvore que representa a sabedoria com um rico valor cultural e ecológico, foi escolhida para representar a nossa instituição.
Nesta primeira participação, o ISCED-Huíla realizou várias atividades de interesse da comunidade académica e dos visitantes da EXPO-Huíla. As actividades realizadas consistiram essencialmente em jogos de quem sabe-sabe, testes de cultura geral, de QI e Psicotécnicos premiados. Ainda foram dedicados dias específicos ao CIDE (Centro de Investigação e Desenvolvimento da Educação), ao CEBEA (Centro de Estudos de Biodiversidade e Educação Ambiental), outro dia dedicado à realização de Experiências Químicas, onde foram feitas demonstrações de obtenção de soluções Químicas interessantes, tendo recebido a visita de aproximadamente 930 visitantes, durante os 5 (cinco) dias que decorreu a exposição
Foram expostos diversos livros da biblioteca central, com a venda de algumas obras de docentes da Instituição, alguns animais embalsamados tais como serpentes, aves, borboletas e gafanhotos, bem como algumas obras produzidas pelo CIDE. Um dos maiores atrativos foi exposição da Cobra Python enfrascada com um líquido protetor que a deixa conservada por longos e longos anos, tendo despertado a atenção e curiosidade dos visitantes.
No último dia (14 de Agosto) foi realizado um sorteio cujo prémio era um computador, sendo os fundos arrecadados destinados a apoiar o centro cultural do mestre Padú, localizado no Bairro João de Almeida.