ISCED-Huíla, lança o 1.º Curso de Doutoramento do Sul de Angola

O Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla lança no presente ano académico (2022/2023), o primeiro curso de doutoramento em Educação, com arranque em Outubro próximo, numa parceria com a Universidade de Aveiro (Portugal).

O curso de doutoramento em Educação, o primeiro do Sul do país, tem como objectivos contribuir para uma solução científica dos problemas vinculados à prática educativa, geração de novos conhecimentos e elevar a qualidade dos docentes, para servir de apoio à pós-graduação e à produção científica.

A conservação, desenvolvimento, promoção e difusão da cultura científica, no âmbito das ciências da educação, para a formação de quadros de qualidade são outros fins do curso.

Em declarações nesta terça-feira, 23 de Agosto, à ANGOP, no Lubango, o chefe de Departamento de Investigação Científica, Empreendedorismo, Inovação e Pós-Graduação do ISCED-Huíla, Jorge Chaves, fez saber que o projecto prevê formar 30 doutorandos a cada ciclo.

O mesmo projecto, conforme a fonte, será desenvolvido com a parceria de várias Universidades, com destaque para a Universidade de Aveiro (Portugal), cuja primeira edição terá a duração de três anos.

Realçou que esse período vai obedecer a uma carga se três mil 600 horas, das quais 780 serão dedicadas à actividade lectiva de carácter obrigatório e duas mil 130 a trabalhos de investigação.

De acordo com Jorge Chaves, o doutoramento em Educação “surge no momento certo”, depois de uma vasta experiência que o ISCED obteve através de várias edições dos mestrados em diferentes especialidades, com bons resultados.

Destacou que nesta parceria serão constituídos pares pedagógicos (um professor da Universidade de Aveiro e um do ISCED-Huíla) para a troca de experiência e não só, com a finalidade de dar continuidade ao projecto.

Sem revelar o valor da propina para frequentar o curso de doutoramento, fez saber que o mesmo será pago e os candidatos devem ser titulares com grau de licenciados ou de mestres em ciências de educação e em outras afins, com o perfil do programa do doutoramento, para além de outros requisitos que as comissões científicas depois vão indicar.          

O ISCED Huíla é uma instituição com mais de 40 anos de existência, possui experiência na formação de professores e desenvolve desde 2004 com a colaboração de profissionais de diferentes nacionalidades em vários mestrados, como  o ensino das Ciências, Desenvolvimento Curricular,  ensino da Língua Portuguesa.

De entre os cursos de mestrado destacam-se o de Ensino da História de África, Ecologia e gestão de recursos  naturais, metodologia de educação de infância, com perto de 400 mestres formados.

Fonte: ANGOP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.