A Directora Executiva do Centro Ciência LP, Suzana Catita, visitou pela segunda vez o Instituto de Superior de Ciências de Educação da Huíla, na sexta-feira, 6 de Janeiro de 2023, onde fez uma divulgação alargada das oportunidades que o Centro Ciência LP pode atribuir a estudantes, investigadores, docentes universitários e outros interessados em prosseguir a sua formação académica ao nível de doutoramento, bem como adquirir competências transversais ou, ver reconhecidos e valorizados trabalhos de investigação em determinadas áreas científicas, ou ainda integrar e participar em redes académicas e científicas internacionais.
O Centro Ciência LP, sob os auspícios da UNESCO, começou as suas atividades em março de 2020, coincidindo com o início da pandemia do SARSCoV2 e consequentes pesados confinamentos, determinando que a divulgação e promoção das suas iniciativas fosse feita maioritariamente por canais virtuais.
Apesar desta conjuntura, ao longo de dois anos e meio foi possível lançar oito concursos para atribuição de bolsas de doutoramento em variadas áreas científicas, realizar dois concursos para premiar trabalhos de investigação na área da transição energética e organizar várias atividades de mobilização de redes académicas e científicas.
Com o efetivo abrandamento da incidência do vírus e a derivada retoma da normalidade que possibilita os contactos presenciais, o Centro Ciência LP, tem realizado deslocações aos países dos destinatários dos programas, para fazer sessões informativas e de esclarecimento sobre as oportunidades que pode proporcionar.
Entre as atividades mais relevantes coordenadas pelo Centro Ciência LP, destaca-se a atribuição anual de 100 bolsas de doutoramento, financiadas pela FCT, (nas áreas das Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Naturais e Biodiversidade, Saúde Pública, Ciências da Vida e Biomedicina e Ciências do Mar), edições anuais das Medalhas de Mérito Científico REN-Ciência LP, com valor pecuniário associado, para premiar trabalhos de investigação em energia e transição energética, escolas de competências transversais, entre outras, todas destinadas a oriundos de países africanos de língua portuguesa.