Em 25 de Maio, a África celebra o Dia da África, uma ocasião especial que destaca a rica diversidade cultural, histórica e geográfica do continente. Esta data comemorativa, que marca o aniversário da fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), precursora da União Africana (UA), que foi estabelecida em 25 de Maio de 1963. O Dia da África é uma ocasião em que os países africanos celebram suas conquistas desafios enfrentados pelo continente na luta contra o colonialismo, bem como uma oportunidade para promover a unidade e a solidariedade entre os países africanos.
Nesta data, instituições governamentais, ONGs, escolas e universidades africanas organizaram palestras, exposições e debates sobre a história e os desafios contemporâneos do continente. Os estudantes têm a oportunidade de aprender sobre as lutas e conquistas dos líderes africanos no passado e de refletir sobre seu próprio papel na construção de um futuro promissor para a África.
Em um gesto de solidariedade, vários países africanos se comprometeram a aumentar os esforços de cooperação e assistência mútua. Assinaturas de acordos de comércio, promovendo o intercâmbio de bens e serviços entre as nações africanas e estimulando o crescimento econômico sustentável em todo o continente.
O Dia da África não é apenas uma celebração, mas também uma oportunidade de reafirmar o compromisso com a paz, a estabilidade e o desenvolvimento da África. É um lembrete poderoso da força da unidade e da diversidade que define esse continente incrível.
Neste ano, as celebrações do Dia da África ao nível do ISCED-Huíla, serão marcadas por uma série de eventos e iniciativas inspiradoras para discutir questões cruciais que afetam o desenvolvimento e a prosperidade do continente.
Neste dia, acadêmicos e a sociedade civil, se reunirão no Anfiteatro do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla às 14h:00 para uma Mesa Redonda com o tema: “O conflito, Rússia/Ucrânia: que implicações para África”.