No dia 14 de Junho de 2024, a Professora Maria João Francisco Chipalavela compareceu à Sala de Actos do Instituto de Educação da prestigiada Universidade do Minho, em Braga, Portugal, para a defesa de provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Educação Especial.
A Professora Maria João Francisco Chipalavela defendeu a sua tese intitulada “Educação Inclusiva e Práticas de Atendimento à Diversidade: Um Estudo sobre o Atendimento de Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Escolas Primárias da Cidade do Lubango”. O júri atribuiu a classificação máxima de Muito Bom, reconhecendo o mérito da sua investigação e a relevância do tema abordado.
A agora Professora Doutora Maria João Francisco Chipalavela reforça não apenas o corpo docente do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (ISCED-Huíla), onde é Professora Efectiva, mas também o perfil científico da academia angolana. Este avanço é fruto da colaboração com a Universidade do Minho, que permitiu traçar directrizes para os Estudos da Criança, com foco particular nas crianças com Necessidades Educativas Especiais.
A tese da Professora Maria João Francisco Chipalavela apresenta soluções para garantir uma educação inclusiva, personalizada e adaptada às necessidades de aprendizagem de cada aluno em diferentes contextos educativos, formais e informais. Os resultados da pesquisa destacam a importância da colaboração entre escola, família e sociedade para a identificação e apoio aos alunos com Necessidades Educativas Especiais. A flexibilização curricular e a formação de Equipas Multidisciplinares são essenciais para implementar o Modelo Local de Atendimento à Diversidade proposto na tese.
Importa ainda lembrar que, na Huíla, a recém-doutorada exerce também a função de Vice-Governadora para o Sector Político, Social e Económico. Esta conquista da Professora Doutora Maria João Francisco Chipalavela reflecte a forte cultura académica do Sul de Angola, que confere ao Lubango, capital da província da Huíla, o título de Cidade do Conhecimento.
Esta tese é um instrumento que eleva a perspectiva do sentido de humanidade, reforçando que crianças com múltiplas características peculiares (com deficiências físicas, mentais, emocionais ou de aprendizagem…) não estão sozinhas. É sempre possível garantir uma educação personalizada segundo as necessidades de cada um, nos mais variados contextos educativos. Para isso, é fundamental que todos os sectores da sociedade trabalhem juntos, como ficou evidente nas implicações dos resultados alcançados.
É fundamental recordar que a educação, enquanto política pública de um Estado, é, antes de mais, um processo de inclusão social. Construímos um país contando com as habilidades de todos.
Muitos parabéns, Professora Doutora Maria João Francisco Chipalavela.