Repositório institucional do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla

O ISCED-Huila tem vindo a trabalhar na criação e desenvolvimento de um repositório institucional, de modo a,  catalogar trabalhos de estudantes e professores. Mediante a atribuição de DOI (Digital Object Identifier), padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a Internet, poder-se-á partilhar com a comunidade científica, e não só, este acervo bibliográfico com os interessados em qualquer lugar e momento sem precisar de se deslocar à estrutura física da Instituição. Mediante o repositório ter-se-á mais informações sobre os trabalhos mais buscados e saber sobre a localização dos interessados, conhecendo, assim, o alcance dos trabalhos do ISCED-Huila no mundo.
Fruto disso, Monografia do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huila (ISCED-HUILA) foi citada no Brasil, na Universidade do Estado do Pará, em Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, Linha de Pesquisa “Metodologia para o Ensino de Matemática no Nível Médio”.  A dissertação tem como título: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS. A mesma é da autoria de Carlos Alberto Martinho Brayner Júnior e encontra-se no repositório da educapes, que é um portal brasileiro de objetos educacionais abertos a alunos e professores da educação básica, superior e pós-graduação que busquem aprimorar os seus conhecimentos, como se pode consultar em (https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603968?mode=full).
A monografia citada foi elaborada em 2014 por Evaristo José das Mangas, como requisito para obtenção do grau de licenciatura, no curso de Ensino da Matemática, orientada pelo professor Doutor Augusto Moura Rasga e tem como título “Proposta de Introdução do Tema Equações Trigonométricas da Forma R(Senx, Cosx )=c no Capítulo I: Trigonometria, no Programa da 11ª Classe do II Ciclo do Ensino Secundário”.
 A citação deste trabalho de licenciatura transmite para nós a responsabilidade de continuar a trabalhar na investigação ao nível da Educação Matemática e de todas as outras áreas que fazem parte da oferta formativa do ISCED-HUILA, quer ao nível da licenciatura, mestrado, assim como do doutoramento em educação, de modo a apresentar sugestões de melhorias do ensino aprendizagem a nível local e mundial, porque a ciência faz-se na partilha.