Realizou-se hoje, 19 de Junho de 2023, no Anfiteatro da instituição, uma reunião de reflexão do primeiro aniversário do Conselho Geral e da tomada de posse do Órgão de Gestão Singular do ISCED-Huíla.
O encontro contou com a presença de várias individualidades, dentre elas os responsáveis pelos vários órgãos da instituição, nomeadamente o presidente do Conselho Geral, o presidente do Conselho Científico, Associação de Estudantes, Representantes do SINPES, Chefes de Departamentos e de Secções, docentes, trabalhadores administrativos e discentes.
O momento foi marcado por discursos que narraram o desenvolvimento e os passos significativos que a instituição tem somado neste curto período em que o Conselho Geral e a nova Direcção tomaram posse.
Começou por discursar o representante do SINPES o Prof. Dr. José Nahambo que na sua intervenção enalteceu o grande esforço e empenho que presidência da instituição tem feito para concretizar os vários projectos em carteira.
Intermediou o discurso, o Prof. Dr. Boaventura Beleza, Presidente do Conselho Geral do ISCED-Huíla, que na sua intervenção fez um respaldo histórico sobre as eleições, das listas que nelas participaram, do empossamento da lista vencedora e sobre as acções que o Conselho Geral tem empreendido para o bem e crescimento da instituição. Não deixou de elogiar as boas relações existentes entre o órgão que dirige e a presidência da instituição, porém, apelou que não se acomodem nos falsos elogios e foquem-se também, em ouvir aqueles que geralmente nada dizem, independentemente da sua categoria/posição.
“Temos consciência dos problemas com que se depara a instituição, esperando que venham conhecer uma solução num quadro da gestão transparente, com lisura, no espírito de liderança inclusiva e não ostraciza, tão-pouco age por grupinhos em detrimento dos interesses mais sublimes da instituição.” Disse, o presidente do Conselho Geral ao terminar a sua intervenção.
Em seguida, coube ao presidente do ISCED-Huíla, Dr. Helder Bahu, proferir o seu discurso. Começou por agradecer a todos os presentes e a seguir fez um balanço sobre a sua caminhada neste primeiro ano de mandato, tendo afirmado que a sensação é agridoce, pois foi possível realizar acções positivas para o engrandecimento da instituição, apesar de algumas situações, requerem de um maior empenho da direcção no sentido de garantir a materialização das acções gizadas no plano estratégico apresentando durante o período de candidatura.
O Presidente do ISCED-Huíla, encerrou a sua intervenção afirmando o seguinte: “…os desafios são enormes e muito ainda temos a fazer sendo que este é o primeiro ano de mandato. Não é uma tarefa muito fácil, mas estamos aqui para fazer valer cada voto de confiança a nós depositados naquelas urnas.”