Curso de Ensino da Química

Departamento: Ciências Exactas
Duração: 8 Semestres
Língua: Português
Regime: Diurno/Pós-Laboral


Apresentação do Curso

O curso oferece aos futuros licenciados uma formação geral em Química, cobrindo amplamente matérias teóricas, tanto clássicas como contemporâneas, com o necessário instrumental matemático e a indispensável contrapartida em matérias experimentais, de forma integrada. É ainda objectivo deste curso, formar um profissional com percepção crítica da realidade e com a capacidade para actuar no magistério (Escola secundária) de acordo com a legislação específica, que seja capaz de ministrar aulas de Química no Ensino Secundário, levando os alunos ao estudo dos programas daquela subnível de ensino, através de técnicas de ensino apropriadas e desenvolvendo trabalhos de pesquisa correlatos, visando proporcionar-lhes conhecimentos e despertar-lhes o gosto pela vivência do método científico; Actuar em equipas multidisciplinares destinadas a planejar, coordenar, executar ou avaliar actividades relacionadas com a Química ou áreas afins e desempenhar outras actividades na sociedade, para as quais uma sólida formação universitária seja importante factor para o seu sucesso.


Perfil de Saída

A nível do saber

  • Ter um conhecimento profundo dos programas de Química das instituições de áreas potenciais de actuação. 
  • Acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais.
  • Reconhecer a Química como construção humana e compreender os aspectos históricos de sua construção e suas relações com o contexto cultural, socioeconómico e político.
  • Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.

A nível do saber fazer

  • Capacidade de articular o ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
  • Analisar e interpretar os dados experimentais obtidos por técnicas instrumentais analíticas;
  • Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras;

A nível do saber ser

  • Compreender a Ciência como construção humana, social e historicamente situada, estando, portanto, sujeita a debates, conflitos de interesses, incertezas e mudanças. Promover o Ensino da Física de maneira condizente com esta visão, em contraposição à ideia de ciência como verdades absolutas e imutáveis;
  • Valorizar, ao propor temas para o ensino, o tratamento de questões ambientais, de maneira articulada com outras áreas do conhecimento, tendo em vista o desenvolvimento de atitudes pró- ambientais, tanto no âmbito individual quanto colectivo;
  • Evidenciar, nas situações concretas da vida dos estudantes, situações em que o conhecimento f í s ico tratado na sala de aulas se articula com a experiência quotidiana, seja refutando, corroborando ou aprofundando as suas concepções prévias;

Condições de ingresso

  • São candidatos ao Curso de Ensino da Química do ISCED-Huíla todos os estudantes provenientes de escolas de formação de professores na opção Biologia/Química e dos Ensino Secundário Geral na opção Ciências Física e Biológicas, bem como os estudantes provenientes de escolas de formação agrária e de industria alimentar que queiram assumir a carreira docente como profissão.
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