Curso de Ensino da Química
Departamento: Ciências Exactas
Duração: 8 Semestres
Língua: Português
Regime: Diurno/Pós-Laboral
Apresentação do Curso
O curso oferece aos futuros licenciados uma formação geral em Química, cobrindo amplamente matérias teóricas, tanto clássicas como contemporâneas, com o necessário instrumental matemático e a indispensável contrapartida em matérias experimentais, de forma integrada. É ainda objectivo deste curso, formar um profissional com percepção crítica da realidade e com a capacidade para actuar no magistério (Escola secundária) de acordo com a legislação específica, que seja capaz de ministrar aulas de Química no Ensino Secundário, levando os alunos ao estudo dos programas daquela subnível de ensino, através de técnicas de ensino apropriadas e desenvolvendo trabalhos de pesquisa correlatos, visando proporcionar-lhes conhecimentos e despertar-lhes o gosto pela vivência do método científico; Actuar em equipas multidisciplinares destinadas a planejar, coordenar, executar ou avaliar actividades relacionadas com a Química ou áreas afins e desempenhar outras actividades na sociedade, para as quais uma sólida formação universitária seja importante factor para o seu sucesso.
Perfil de Saída
A nível do saber
- Ter um conhecimento profundo dos programas de Química das instituições de áreas potenciais de actuação.
- Acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais.
- Reconhecer a Química como construção humana e compreender os aspectos históricos de sua construção e suas relações com o contexto cultural, socioeconómico e político.
- Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.
A nível do saber fazer
- Capacidade de articular o ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
- Analisar e interpretar os dados experimentais obtidos por técnicas instrumentais analíticas;
- Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras;
A nível do saber ser
- Compreender a Ciência como construção humana, social e historicamente situada, estando, portanto, sujeita a debates, conflitos de interesses, incertezas e mudanças. Promover o Ensino da Física de maneira condizente com esta visão, em contraposição à ideia de ciência como verdades absolutas e imutáveis;
- Valorizar, ao propor temas para o ensino, o tratamento de questões ambientais, de maneira articulada com outras áreas do conhecimento, tendo em vista o desenvolvimento de atitudes pró- ambientais, tanto no âmbito individual quanto colectivo;
- Evidenciar, nas situações concretas da vida dos estudantes, situações em que o conhecimento f í s ico tratado na sala de aulas se articula com a experiência quotidiana, seja refutando, corroborando ou aprofundando as suas concepções prévias;
Condições de ingresso
- São candidatos ao Curso de Ensino da Química do ISCED-Huíla todos os estudantes provenientes de escolas de formação de professores na opção Biologia/Química e dos Ensino Secundário Geral na opção Ciências Física e Biológicas, bem como os estudantes provenientes de escolas de formação agrária e de industria alimentar que queiram assumir a carreira docente como profissão.
Grelha Curricular
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Pedagogia Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | Didáctica Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Psicologia Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | Psicologia do Desenvolvimento | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Português I | 2 | 2 | 32 | Português I | 2 | 2 | 32 | ||||
Língua Estrangeira I | 2 | 2 | 32 | Língua Estrangeira I | 2 | 2 | 32 | ||||
Álgebra | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Álgebra | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Geometria Analítica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Geometria Analítica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Matemática I | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Matemática I | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Informática Aplicada | 1 | 2 | 3 | 48 | Informática Aplicada | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | |
Metodologia de Investigação Científica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Metodologia de Investigação Científica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Física I | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Física I | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Química Geral | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Química Geral | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Sub-total de horas | 10 | 13 | 11 | 34 | 544 | Sub-total de horas | 11 | 13 | 10 | 34 | 544 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Psicologia Pedagógica | 2 | 1 | 3 | 48 | Estatística Aplicada a Educação | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Metodologia de Investigação em Educação | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Física II | 2 | 1 | 3 | 48 | |
Português II | 2 | 2 | 32 | Português II | 2 | 2 | 32 | ||||
Língua Estrangeira II | 2 | 2 | 32 | Língua Estrangeira II | 2 | 2 | 32 | ||||
Matemática II | 1 | 1 | 3 | 5 | 80 | Matemática II | 1 | 1 | 3 | 5 | 80 |
Química Inorgânica I | 1 | 1 | 4 | 6 | 96 | Química Inorgânica I | 1 | 1 | 4 | 6 | 96 |
Química Orgânica I | 1 | 1 | 4 | 6 | 96 | Química Orgânica I | 1 | 1 | 4 | 6 | 96 |
Química Ambiental | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Química Ambiental | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Didáctica da Química | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Didáctica da Química | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Sub-total de horas | 8 | 11 | 15 | 34 | 544 | Sub-total de horas | 5 | 13 | 16 | 34 | 544 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Teoria e Desenvolvimento Curricular | 2 | 1 | 3 | 48 | Teoria e Desenvolvimento Curricular | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Gestão e Inspecção em Educação | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | ||||||
Cálculo das Probabilidades e Estatística | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Cálculo das Probabilidades e Estatística | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Química Analítica | 1 | 2 | 2 | 5 | 80 | Química Analítica | 1 | 2 | 2 | 5 | 80 |
Química Física | 1 | 2 | 2 | 5 | 80 | Química Física | 1 | 2 | 2 | 5 | 80 |
Química Inorgânica II | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Química Inorgânica II | 1 | 2 | 2 | 5 | 80 |
Química Orgânica II | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Química Orgânica II | 1 | 2 | 2 | 5 | 80 |
Prática Pedagogica I | 1 | 1 | 4 | 6 | 96 | Prática Pedagógica I | 1 | 1 | 4 | 6 | 96 |
Sub-total de horas | 9 | 10 | 14 | 33 | 528 | Sub-total de horas | 8 | 11 | 13 | 32 | 512 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Química Quântica | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | ||||||
Métodos Instumentais de Análise Química | 1 | 1 | 4 | 6 | 96 | ||||||
Química Orgânica Teórica | 1 | 2 | 2 | 5 | 80 | ||||||
Bioquímica | 1 | 1 | 3 | 5 | 80 | ||||||
História da Química | 1 | 2 | 3 | 48 | |||||||
Química Inorgânica Teórica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | ||||||
Prática Pedagógica II | 6 | 6 | 96 | Prática Pedagógica II | 6 | 6 | 96 | ||||
Trabalho de Licenciatura | 1 | 1 | 2 | 32 | Trabalho de Licenciatura | 4 | 18 | 22 | 352 | ||
Sub-total de horas | 6 | 9 | 19 | 34 | 544 | Sub-total de horas | 0 | 4 | 24 | 28 | 448 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.