Curso de Ensino da Informática
Departamento: Ciências Exactas
Duração: 8 Semestres
Língua: Português
Regime: Diurno/Pós-Laboral
Apresentação do Curso
A Licenciatura em Ensino da Informática tem por objectivo formar professores no domínio da Ciência dos Computadores e Tecnologias de Informação, para que sejam capazes de avaliar criticamente os limites da tecnologia informática e o seu impacto no sistema educativo, orientar o processo de uso do computador na sala de aula com um enfoque multidisciplinar, criar ambientes de aprendizagem activos, organizar salas e laboratórios de informática, seleccionando e aplicando as tecnologias mais favoráveis às interacções entre estudantes, e entre docentes e estudantes. Neste curso, sem descurar a componente teórica, é valorizada a componente prática, no âmbito do desenvolvimento de software, arquitectura de computadores e sistemas, bem como de redes de computadores e bases de dados.
Perfil de Saída
Os Licenciados poderão desempenhar-se como:
- Professores de Informática, fundamentalmente para o ensino Técnico Profissional, e distintos níveis;
- Desenhadores, programadores e avaliadores de Software Educativo;
- Desenhadores, programadores e avaliadores de Software de propósito geral;
- Investigadores interdisciplinares em áreas de investigação onde a informática tenha um papel-chave.
- Consultores ou Assessores de Serviços de Apoio Técnico de Informática;
- Administradores, Directores de Salas ou Laboratórios de Informática, Redes de Computadores e Bases de dados.
Condições para frequentar o curso:
- Possuir o ensino secundário completo nas áreas das Ciências Exactas ou Técnico Profissional.
- Possuir bases sólidas nas áreas das Ciências Matemáticas (70%) e Computação (30%);
Grelha Curricular
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Pedagogia Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | Didáctica Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Psicologia Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | Psicologia do Desenvolvimento | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Português I | 2 | 2 | 32 | Português I | 2 | 2 | 32 | ||||
Inglês I | 2 | 2 | 32 | Inglês I | 2 | 2 | 32 | ||||
Análise Matemática I | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Análise Matemática II | 2 | 2 | 2 | 6 | 96 |
Metodologia de Investigação Científica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Metodologia de Investigação Científica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Geometria Analítica | 1 | 2 | 3 | 48 | Álgebra Linear | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | |
História da Informática | 1 | 1 | 2 | 32 | Elementos de Hardware | 1 | 1 | 2 | 32 | ||
Sistemas de Aplicação I | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | ||||||
Lógica Matemática | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Programação I | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Sistemas Operativos | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Sistemas Operativos | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Sub-total de horas | 10 | 13 | 9 | 32 | 320 | Sub-total de horas | 10 | 13 | 9 | 32 | 368 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Psicologia Pedagógica | 2 | 1 | 3 | 48 | |||||||
Metodologia de Investigação em Educação | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Estatística Aplicada a Educação | 2 | 1 | 3 | 48 | |
Português II | 2 | 2 | 32 | Português II | 2 | 2 | 32 | ||||
Inglês II | 2 | 2 | 32 | Inglês II | 2 | 2 | 32 | ||||
Análise Matemática III | 1 | 2 | 2 | 5 | 80 | Software Educativo I | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Algorítmos e Estrutura de Dados | 1 | 2 | 3 | 48 | Algorítmos e Estrutura de Dados | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Programação II | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Programação III | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Desenho de Bases de Dados | 1 | 2 | 3 | 48 | Desenho de Base de Dados | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Sistemas de Aplicação II | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Análise e Desenho de Software | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Didáctica da Informática | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | Didáctica da Informática | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 |
Sub-total de horas | 7 | 14 | 11 | 32 | 512 | Sub-total de horas | 4 | 13 | 11 | 28 | 448 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Teoria e Desenvolvimento Curricular | 2 | 1 | 3 | 48 | Teoria e Desenvolvimento Curricular | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Gestão e Inspecção em Educação | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | ||||||
Redes de Computadores | 2 | 2 | 2 | 6 | 96 | Redes de Computadores | 2 | 2 | 2 | 6 | 96 |
Desenho de Página Web | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Desenho de Página Web | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Software Educativo II | 1 | 2 | 3 | 48 | 1 | 2 | 3 | 48 | |||
Programação IV | 2 | 2 | 2 | 6 | 96 | Programação V | 2 | 2 | 2 | 6 | 96 |
Prática Pedagógica I | 6 | 6 | 96 | Prática Pedagógica I | 6 | 6 | 96 | ||||
Sub-total de horas | 8 | 8 | 14 | 30 | 480 | Sub-total de horas | 7 | 7 | 13 | 27 | 432 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Programação VI | 2 | 4 | 6 | 96 | |||||||
Software Educativo III | 1 | 3 | 2 | 6 | 96 | ||||||
Prática Pedagógica II | 6 | 6 | 96 | Prática Pedagógica II | 6 | 6 | 96 | ||||
Trabalho de Licenciatura | 1 | 1 | 2 | 32 | Trabalho de Licenciatura | 4 | 18 | 22 | 352 | ||
Sub-total de horas | 1 | 6 | 13 | 20 | 320 | Sub-total de horas | 0 | 4 | 24 | 28 | 448 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.