ISCED-HUÍLA

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO DA HUÍLA

HISTÓRIA

No passado colonial, aos 6 de Outubro de 1963, foi inaugurada a Universidade de Luanda. Dada a insistência e a grande vontade do Ministério do Ultramar da época, decidiu-se criar, na então Sá da Bandeira a Escola de Ciências Pedagógicas, como núcleo do desenvolvimento futuro da Universidade, nesta parte de Angola.

A ideia foi consumada com a criação da Faculdade de Letras, a qual ministrava até ao nível de bacharelato, os cursos de História, Românicas, Geografia e, até à licenciatura, o curso de Engenharia Geográfica.

Não se sentindo satisfeita, a cidade reclamou, na voz do Senhor José Figueiredo Fernandes, então Presidente da Câmara Municipal de Sá da bandeira, em Fevereiro de 1974, a criação de uma Escola Normal Superior de Ciências da Educação.

No sentido da materialização das intenções relacionadas com o funcionamento do curso de Pedagogia, na então Sá da Bandeira, e dada a necessidade de se promover uma formação pedagógica de nível superior, foi criado, na referida Faculdade de Letras, um curso de agregação pedagógica onde, evidentemente, as Ciências da Educação, surgiram como componente ligada à formação de quadros destinados à docência.

Por condicionalismos históricos e imperativos institucionais, esta experiência foi efémera, devido ao encerramento da referida Faculdade de Letras, mas diga-se em abono da verdade, isso constituiu, de facto, a mais concreta manifestação das antigas aspirações neste domínio.

Entretanto, importa dizer que toda esta movimentação, visando o desenvolvimento das ciências da Educação, não conheceu o seu fim com a independência nacional. Logo no seu 1º Congresso, o MPLA emite uma resolução que orienta a criação do Instituto Superior de Ciências da Educação. Essa acção materializa-se em 1980, depois de extinta a Faculdade de Letras em 1979.

E por vias e consequências, o Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED-Lubango passou a funcionar como Unidade Orgânica adstrita ao Centro Universitário do Lubango desta Universidade, até Abril de 2009.

Em 2009, por força do Decreto Nº 7/09, de 12 de Maio, do Conselho de Ministros, que estabeleceu a reorganização da rede de instituições de ensino superior e o redimensionamento da Universidade Agostinho Neto (UAN), o ISCED-Lubango foi declarado como uma instituição de ensino superior, autónoma, vinculada ao Ministério de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia – MESCT, inserido na VI Região Académica, e passa a ter a denominação de ISCED-Huíla.