No passado dia 19 de Novembro de 2024, o Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-Huíla) foi palco de um evento promovido pelo Governo Provincial da Huíla, em parceria com a Embaixada da Hungria em Angola, para celebrar o 206.º aniversário do nascimento de László Magyar, notável cientista e explorador da África.
A cerimónia iniciou-se com o discurso de abertura proferido pelo Vice-Governador da Província da Huíla, Eng.º Hélio de Almeida, que, em representação do Governador da Província, dirigiu palavras de circunstância aos presentes.
Em seguida, tomou a palavra o Presidente do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-Huíla), sua. Ex.ª Professor Doutor Hélder Pedro Alicerces Bahu. Na sua intervenção, o Presidente manifestou a sua profunda gratidão à Embaixada da Hungria e ao Governo Provincial da Huíla pela escolha do ISCED-Huíla como palco para a realização desta importante e honrosa iniciativa.
Durante o seu discurso, Sua. Exª. Hélder Bahu sublinhou a importância das embaixadas como agentes não apenas de intermediação político-diplomática, mas também como promotoras de intercâmbio e partilha cultural entre nações. O Presidente destacou ainda o papel do ISCED-Huíla enquanto instituição formadora de formadores qualificados para lecionar em todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao ensino superior.
O evento foi enriquecido com a intervenção de S. Exa. András Fazekas, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Hungria em Angola, que destacou o legado histórico de László Magyar e a relevância da cooperação cultural entre Angola e Hungria.
Na sequência, a historiadora e investigadora Dra. Maria Alexandra Miranda Aparício, antiga directora do Arquivo Nacional de Angola, apresentou a palestra intitulada “A Vida e Obra de László Magyar”. O momento foi complementado por uma exposição de cartas escritas pelo explorador, que proporcionaram uma visão mais profunda sobre o seu legado