ISCED-HUÍLA

Curso de Ensino da Psicologia

Departamento: Ciências da Educação
Duração: 8 Semestres
Língua: Português
Regime: Diurno/Pós-Laboral


Apresentação do Curso
O Curso de Licenciatura em ensino da Psicologia é um dos primeiros cursos do ISCED-HUILA, oferecido desde os primeiros anos que esta Instituição abriu as portas à sociedade (Decreto presidencial nº 95/80 de 30 de Agosto do Conselho de Ministros). Na actualidade, encontra suporte legal na legislação reguladora do Subsistema do Ensino Superior da República de Angola e pelos Instrumentos normativos internos da Instituição: (Lei de Bases do Sistema de Educação, Lei 13/01, de 31 de Dezembro; Decreto Nº 90/09, de 25 de Dezembro, que estabelece as Normais Gerais e Reguladoras do Subsistema do Ensino Superior, entre outra, assim como o Estatuto Orgânico e Plano de Desenvolvimento Institucional, PDI, do ISCED-HLA. 

O currículo deste Curso é concebido como um sistema articulado que, além da transmissão de conteúdos e da produção de conhecimentos, inclui o desenvolvimento por parte dos formandos de habilidades básicas, específicas e globais, bem como de atitudes formativas, de análise crítica e de percepção global da sua futura actuação como profissionais e membros da sociedade, de maneira a configurar-se como o conjunto de actividades académicas que possibilitam o desenvolvimento de um curso.

  • Áreas de intervenção
    Docência nas escolas de Ensino Secundário e Magistérios Primários, e nas áreas emergentes do campo educacional; O Licenciado em Ensino da Psicologia pode ainda Leccionar disciplinas de Psicologia em instituições públicas e privadas, de ensino superior e/ou actuar em outras actividades que requerem conhecimentos de psicologia como por exemplo: creches e jardim-de-infância; centros de apoio a criança; centros de dia param a terceira idade; Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional; áreas emergentes do campo educacional.

  • Objectivos gerais  do curso
    • Desenvolver competências no domínio de ensino, investigação e extensão;
    • Formar professores de Psicologia para o Ensino secundário e não só;
    • Propiciar formação científica, necessária para a actuação nas diversas vertentes da educação científica contemporânea, bem como em outras áreas que requeiram tal formação básica, assim como para prosseguimento de estudos em nível de pós-graduação.
    • Oferecer aos futuros licenciados uma formação profissional inter e transdisciplinar, cobrindo amplamente matérias teóricas, tanto clássicas como contemporâneas;
    • Desenvolver no estudante um conjunto de habilidades em ciências da educação que lhes permitam assegurar os planos de estudos na área em que leccionam;
    • Realizar investigação científica aplicada a psicopedagogia, a gestão de processo docente educativo e arte de ser um educador. 
  • Objectivos específicos do curso
    • Formar um profissional com percepção crítica da realidade e com a capacidade para actuar no ensino secundário e não só, de acordo com a legislação específica. 
    • Proporcionar um conhecimento amplo dos fenómenos educativos e formativos em seus contextos políticos, sociais e comunitários, a partir dos contributos das diferentes disciplinas básicas da Educação.
    • Dotar os estudantes de métodos e de técnicas de investigação e intervenção em educação, capazes de viabilizar a realização de estudos de caracterização, de trabalhos de diagnóstico e de identificação de necessidades.
    • Actuar em equipas multidisciplinares destinadas a planear, coordenar, executar ou avaliar actividades relacionadas com a Pedagogia ou áreas afins.
    • Desempenhar outras actividades na sociedade, para as quais uma sólida formação universitária seja importante factor para o seu sucesso.
    • Estabelecer parcerias com entidades governamentais e organizações não-governamentais no âmbito do fenómeno educativoção dos licenciados no mercado de trabalho.
    • Desenvolver competências pessoais, profissionais e sociais de forma a promover a inserção dos licenciados no mercado de trabalho.


Perfil de saída
Entende-se que ser competente é enfrentar os desafios do seu tempo, articulando saberes adquiridos/construídos nas várias áreas do conhecimento, de diversas naturezas, para solucionar com eficiência e eficácia situações de vida. Nesta base são estabelecidas as competências exigidas à constituição do perfil de saída para licenciados em ensino da psicologia da educação, com habilidades e competências, produção do conhecimento científico, participação no trabalho colectivo e articulação escola/sociedade, habilitado a actuar no ensino secundário e nas áreas emergentes do campo educacional com competências a nível “humano”, técnico/profissional e pedagógico; Um profissional capaz de lidar com situações desafiadoras em relação ao objectivo a ser alcançado, na organização e gestão de sistemas, unidades e projectos educacionais, na produção e difusão do conhecimento em diversas áreas da educação, tendo a docência como base de sua formação e identidade profissionais; Um profissional, competente, participativo e criativo, consciente de suas limitações, alerta/atento e interessado, de forma a permanecer actualizado, que nunca dá por concluído o seu processo formativo; Um pensador, estudioso e investigador; Um analista crítico da realidade capaz de questionar sistematicamente os seus próprios conhecimentos, para que possa existir uma constante reestruturação da sua “bagagem” profissional e de tomar posições coerentes.  

Condições para frequentar o curso
São admitidos no curso de psicologia, os alunos que tenham concluído o ensino Secundário, preferencialmente pelas Escola do Magistério Primário e de Formação de Professores e que aprovem no exame de acesso, ou que tenham sido transferidos de uma outra instituição com o mesmo perfil.

Grelha Curricular

DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Pedagogia Geral 2 1   3 48 Didáctica Geral 2 1   3 48
Língua Estrangeira I   2   2 32 Língua Estrangeira I   2   2 32
Português 1   2   2 32 Português 1   2   2 32
Filosofia Geral 1 2   3 48 Lógica Formal 1 2   3 48
Anatomia e Fisiologia Humana  1 2 1 4 64 Psicofisiologia 1 2 1 4 64
Metodologia de Investigação Científica 1 1 1 3 48 Metodologia de Investigação Científica 1 1 1 3 48
Informática   1 2 3 48 Informática   1 2 3 48
Psicologia Geral I 2 2 2 6 96 Psicologia Geral II 2 2 2 6 96
História da Psicologia I 1 2 1 4 64 História da Psicologia II 1 2 1 4 64
Sub-total de horas 8 15 7 30 480 Sub-total de horas 8 15 7 30 480

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Sociologia Geral  1 1 1 3 48 Sociologia da Educação 1 1 1 3 48
Metodologia de Investigação em Educação 1 1 1 3 48 Estatística Aplicada a Educação   2 1 3 48
Português II   2   2 32 Português II   2   2 32
Língua Estrangeira II   2   2 32 Língua Estrangeira II   2   2 32
Demografia 1 1 1 3 48            
Psicologia Diferencial 1 1 1 3 48 Ética e Deontologia Profissional 1 2 1 4 64
Teoria da Educação  1 2 1 4 64 Teoria da Educação  1 2 1 4 64
Psicologia Pedagógica I 1 2 1 4 64 Psicologia Pedagógica II 1 2 1 4 64
Psicologia do Desenvolvimento I 1 2 1 4 64 Psicologia do Desenvolvimento II 1 2 1 4 64
Didáctica da Psicologia I 1 2 1 4 64 Didáctica da Psicologia II 1 2 1 4 64
Sub-total de horas 8 16 8 32 512 Sub-total de horas 6 17 7 30 480

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

 
DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Teoria e Desenvolvimento Curricular 2 1   3 48 Teoria e Desenvolvimento Curricular 2 1   3 48
Filosofia da Educação 1 2 1 4 64            
Gestão e Inspecção em Educação 1 1 1 3 48            
Psicologia Social 1 1 2 4 64 Orientação Escolar e Profissional 2 1 1 4 64
Psicopatologia 1 1 2 4 64 Psicopatologia 2 2 2 6 96
Intervenção Psicológica 2 2 2 6 96 Intervenção Psicológica 2 2 6 10 160
Prática Pedagógica I     6 6 96 Prática Pedagógica I     6 6 96
Sub-total de horas 8 8 14 30 480 Sub-total de horas 8 6 15 29 464

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

 
DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Defectologia 1 3 2 6 96            
Modelos e Métodos de Consulta Psicológica 1 3 2 6 96            
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem 1 3 2 6 96            
Prática Pedagógica II     6 6 96 Prática Pedagógica II     6 6 96
Trabalho de  Licenciatura   2 2 4 64 Trabalho de  Licenciatura   4 16 20 320
Sub-total de horas 3 11 14 28 448 Sub-total de horas 0 4 22 26 416

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.