Curso de Ensino da Psicologia
Departamento: Ciências da Educação
Duração: 8 Semestres
Língua: Português
Regime: Diurno/Pós-Laboral
Apresentação do Curso
O Curso de Licenciatura em ensino da Psicologia é um dos primeiros cursos do ISCED-HUILA, oferecido desde os primeiros anos que esta Instituição abriu as portas à sociedade (Decreto presidencial nº 95/80 de 30 de Agosto do Conselho de Ministros). Na actualidade, encontra suporte legal na legislação reguladora do Subsistema do Ensino Superior da República de Angola e pelos Instrumentos normativos internos da Instituição: (Lei de Bases do Sistema de Educação, Lei 13/01, de 31 de Dezembro; Decreto Nº 90/09, de 25 de Dezembro, que estabelece as Normais Gerais e Reguladoras do Subsistema do Ensino Superior, entre outra, assim como o Estatuto Orgânico e Plano de Desenvolvimento Institucional, PDI, do ISCED-HLA.
O currículo deste Curso é concebido como um sistema articulado que, além da transmissão de conteúdos e da produção de conhecimentos, inclui o desenvolvimento por parte dos formandos de habilidades básicas, específicas e globais, bem como de atitudes formativas, de análise crítica e de percepção global da sua futura actuação como profissionais e membros da sociedade, de maneira a configurar-se como o conjunto de actividades académicas que possibilitam o desenvolvimento de um curso.
- Áreas de intervenção
Docência nas escolas de Ensino Secundário e Magistérios Primários, e nas áreas emergentes do campo educacional; O Licenciado em Ensino da Psicologia pode ainda Leccionar disciplinas de Psicologia em instituições públicas e privadas, de ensino superior e/ou actuar em outras actividades que requerem conhecimentos de psicologia como por exemplo: creches e jardim-de-infância; centros de apoio a criança; centros de dia param a terceira idade; Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional; áreas emergentes do campo educacional. - Objectivos gerais do curso
- Desenvolver competências no domínio de ensino, investigação e extensão;
- Formar professores de Psicologia para o Ensino secundário e não só;
- Propiciar formação científica, necessária para a actuação nas diversas vertentes da educação científica contemporânea, bem como em outras áreas que requeiram tal formação básica, assim como para prosseguimento de estudos em nível de pós-graduação.
- Oferecer aos futuros licenciados uma formação profissional inter e transdisciplinar, cobrindo amplamente matérias teóricas, tanto clássicas como contemporâneas;
- Desenvolver no estudante um conjunto de habilidades em ciências da educação que lhes permitam assegurar os planos de estudos na área em que leccionam;
- Realizar investigação científica aplicada a psicopedagogia, a gestão de processo docente educativo e arte de ser um educador.
- Objectivos específicos do curso
- Formar um profissional com percepção crítica da realidade e com a capacidade para actuar no ensino secundário e não só, de acordo com a legislação específica.
- Proporcionar um conhecimento amplo dos fenómenos educativos e formativos em seus contextos políticos, sociais e comunitários, a partir dos contributos das diferentes disciplinas básicas da Educação.
- Dotar os estudantes de métodos e de técnicas de investigação e intervenção em educação, capazes de viabilizar a realização de estudos de caracterização, de trabalhos de diagnóstico e de identificação de necessidades.
- Actuar em equipas multidisciplinares destinadas a planear, coordenar, executar ou avaliar actividades relacionadas com a Pedagogia ou áreas afins.
- Desempenhar outras actividades na sociedade, para as quais uma sólida formação universitária seja importante factor para o seu sucesso.
- Estabelecer parcerias com entidades governamentais e organizações não-governamentais no âmbito do fenómeno educativoção dos licenciados no mercado de trabalho.
- Desenvolver competências pessoais, profissionais e sociais de forma a promover a inserção dos licenciados no mercado de trabalho.
Perfil de saída
Entende-se que ser competente é enfrentar os desafios do seu tempo, articulando saberes adquiridos/construídos nas várias áreas do conhecimento, de diversas naturezas, para solucionar com eficiência e eficácia situações de vida. Nesta base são estabelecidas as competências exigidas à constituição do perfil de saída para licenciados em ensino da psicologia da educação, com habilidades e competências, produção do conhecimento científico, participação no trabalho colectivo e articulação escola/sociedade, habilitado a actuar no ensino secundário e nas áreas emergentes do campo educacional com competências a nível “humano”, técnico/profissional e pedagógico; Um profissional capaz de lidar com situações desafiadoras em relação ao objectivo a ser alcançado, na organização e gestão de sistemas, unidades e projectos educacionais, na produção e difusão do conhecimento em diversas áreas da educação, tendo a docência como base de sua formação e identidade profissionais; Um profissional, competente, participativo e criativo, consciente de suas limitações, alerta/atento e interessado, de forma a permanecer actualizado, que nunca dá por concluído o seu processo formativo; Um pensador, estudioso e investigador; Um analista crítico da realidade capaz de questionar sistematicamente os seus próprios conhecimentos, para que possa existir uma constante reestruturação da sua “bagagem” profissional e de tomar posições coerentes.
Condições para frequentar o curso
São admitidos no curso de psicologia, os alunos que tenham concluído o ensino Secundário, preferencialmente pelas Escola do Magistério Primário e de Formação de Professores e que aprovem no exame de acesso, ou que tenham sido transferidos de uma outra instituição com o mesmo perfil.
Grelha Curricular
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Pedagogia Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | Didáctica Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Língua Estrangeira I | 2 | 2 | 32 | Língua Estrangeira I | 2 | 2 | 32 | ||||
Português 1 | 2 | 2 | 32 | Português 1 | 2 | 2 | 32 | ||||
Filosofia Geral | 1 | 2 | 3 | 48 | Lógica Formal | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Anatomia e Fisiologia Humana | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | Psicofisiologia | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 |
Metodologia de Investigação Científica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Metodologia de Investigação Científica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Informática | 1 | 2 | 3 | 48 | Informática | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Psicologia Geral I | 2 | 2 | 2 | 6 | 96 | Psicologia Geral II | 2 | 2 | 2 | 6 | 96 |
História da Psicologia I | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | História da Psicologia II | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 |
Sub-total de horas | 8 | 15 | 7 | 30 | 480 | Sub-total de horas | 8 | 15 | 7 | 30 | 480 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Sociologia Geral | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Sociologia da Educação | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Metodologia de Investigação em Educação | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Estatística Aplicada a Educação | 2 | 1 | 3 | 48 | |
Português II | 2 | 2 | 32 | Português II | 2 | 2 | 32 | ||||
Língua Estrangeira II | 2 | 2 | 32 | Língua Estrangeira II | 2 | 2 | 32 | ||||
Demografia | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | ||||||
Psicologia Diferencial | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Ética e Deontologia Profissional | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 |
Teoria da Educação | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | Teoria da Educação | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 |
Psicologia Pedagógica I | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | Psicologia Pedagógica II | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 |
Psicologia do Desenvolvimento I | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | Psicologia do Desenvolvimento II | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 |
Didáctica da Psicologia I | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | Didáctica da Psicologia II | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 |
Sub-total de horas | 8 | 16 | 8 | 32 | 512 | Sub-total de horas | 6 | 17 | 7 | 30 | 480 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Teoria e Desenvolvimento Curricular | 2 | 1 | 3 | 48 | Teoria e Desenvolvimento Curricular | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Filosofia da Educação | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | ||||||
Gestão e Inspecção em Educação | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | ||||||
Psicologia Social | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Orientação Escolar e Profissional | 2 | 1 | 1 | 4 | 64 |
Psicopatologia | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Psicopatologia | 2 | 2 | 2 | 6 | 96 |
Intervenção Psicológica | 2 | 2 | 2 | 6 | 96 | Intervenção Psicológica | 2 | 2 | 6 | 10 | 160 |
Prática Pedagógica I | 6 | 6 | 96 | Prática Pedagógica I | 6 | 6 | 96 | ||||
Sub-total de horas | 8 | 8 | 14 | 30 | 480 | Sub-total de horas | 8 | 6 | 15 | 29 | 464 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Defectologia | 1 | 3 | 2 | 6 | 96 | ||||||
Modelos e Métodos de Consulta Psicológica | 1 | 3 | 2 | 6 | 96 | ||||||
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem | 1 | 3 | 2 | 6 | 96 | ||||||
Prática Pedagógica II | 6 | 6 | 96 | Prática Pedagógica II | 6 | 6 | 96 | ||||
Trabalho de Licenciatura | 2 | 2 | 4 | 64 | Trabalho de Licenciatura | 4 | 16 | 20 | 320 | ||
Sub-total de horas | 3 | 11 | 14 | 28 | 448 | Sub-total de horas | 0 | 4 | 22 | 26 | 416 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.