Curso de Ensino da Pedagogia
Departamento: Ciências da Educação
Duração: 8 Semestres
Língua: Português
Regime: Diurno/Pós-Laboral
Apresentação do Curso
O curso de pedagogia constitui uma das suas áreas de ensino e investigação cuja pertinência se consubstancia, de forma sistémica, em todos os domínios sociais.
- Áreas de intervenção
Docência nas escolas de Ensino secundário e magistério primário, e nas áreas emergentes do campo educacional; O Licenciado em Ensino da Pedagogia pode ainda Leccionar disciplinas de Teoria de Desenvolvimento Curricular, Análise Sociológica, Higiene Escolar, Prática Seminário e Estágios Pedagógicos, em instituições públicas e privadas de Formação de Professores, de ensino superior de formação de professores e/ou actuar em outras actividades que requerem conhecimentos de pedagogia como por exemplo: cresches e jardins-de-infância; centros de apoio a criança; centros de dia para a terceira idade; Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico; - Objectivos do curso
- Desenvolver competências no domínio de ensino, investigação e extensão;
- Formar professores de Pedagogia para o Ensino secundário e não só;
- Propiciar formação científica, necessária para a actuação nas diversas vertentes da educação científica contemporânea, bem como em outras áreas que requeiram tal formação básica, assim como para prosseguimento de estudos em nível de pós-graduação;
- Oferecer aos futuros licenciados uma formação profissional inter e transdisciplinar, cobrindo amplamente matérias teóricas, tanto clássicas como contemporâneas;
- Desenvolver no estudante um conjunto de habilidades em ciências da educação que lhe permita assegurar os planos de estudos na área em várias áreas, realizar investigação científica aplicada a psicopedagogia, a gestão de processo docente educativo e arte de ser um educador.
- Objectivos específicos do curso
- Formar um profissional com percepção crítica da realidade e com a capacidade para actuar no ensino secundário e não só, de acordo com a legislação específica;
- Proporcionar um conhecimento amplo dos fenómenos educativos e formativos em seus contextos políticos, sociais e comunitários, a partir dos contributos das diferentes disciplinas básicas da Educação;
- Dotar os estudantes de métodos e de técnicas de investigação e intervenção em educação, capazes de viabilizar a realização de estudos de caracterização, de trabalhos de diagnóstico e de identificação de necessidades;
- Actuar em equipas multidisciplinares destinadas a planear, coordenar, executar ou avaliar actividades relacionadas com a Pedagogia ou áreas afins;
- Desempenhar outras actividades na sociedade, para as quais uma sólida formação universitária seja importante factor para o seu sucesso;
- Estabelecer parcerias com entidades governamentais e organizações não-governamentais no âmbito do fenómeno educativo dos licenciados no mercado de trabalho;
- Desenvolver competências pessoais, profissionais e sociais de forma a promover a inserção dos licenciados no mercado de trabalho.
Perfil de Saída
Entende-se que ser competente é enfrentar os desafios do seu tempo, articulando saberes adquiridos/construídos nas várias áreas do conhecimento, de diversas naturezas, para solucionar com eficiência e eficácia situações de vida. Nesta base são estabelecidas as competências exigidas à constituição do perfil de saída para licenciados em ensino da pedagogia da educação, com habilidades e competências, produção do conhecimento científico, participação no trabalho colectivo e articulação escola/sociedade, habilitado a actuar no ensino secundário e nas áreas emergentes do campo educacional com competências a nível “humano”, técnico/profissional e pedagógico; Um profissional capaz de lidar com situações desafiadoras em relação ao objectivo a ser alcançado, na organização e gestão de sistemas, unidades e projectos educacionais, na produção e difusão do conhecimento em diversas áreas da educação, tendo a docência como base de sua formação e identidade profissionais; Um profissional, competente, participativo e criativo, consciente de suas limitações, alerta/atento e interessado, de forma a permanecer actualizado, que nunca dá por concluído o seu processo formativo; Um pensador, estudioso e investigador; Um analista crítico da realidade capaz de questionar sistematicamente os seus próprios conhecimentos, para que possa existir uma constante reestruturação da sua “bagagem” profissional e de tomar posições coerentes.
Condições para frequentar o curso:
São admitidos no curso de pedagogia, os alunos que tenham concluído o ensino secundário, preferencialmente pelas escola do Magistério Primário e de Formação de Professores e ICRA, e que aprovem no exame de acesso, ou que tenham sido transferidos de uma outra instituição com o mesmo perfil.
Grelha Curricular
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Psicologia Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | Psicologia do Desenvolvimento | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Filosofia Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | Lógica Formal | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Língua Estrangeira I (Francês/Inglês) | 2 | 2 | 32 | Língua Estrangeira I (Francês/Inglês) | 2 | 2 | 32 | ||||
Português I | 2 | 2 | 32 | Português I | 2 | 2 | 32 | ||||
Anatomia e Fisiologia Humana | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | Psicofisiologia | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 |
Informática | 1 | 2 | 3 | 48 | Informática | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Metodologia de Investigação Científica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Metodologia de Investigação Científica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Pedagogia Geral | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | Pedagogia Geral | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 |
História da Educação | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | História da Educação | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 |
Sub-total de horas | 8 | 14 | 6 | 28 | 448 | Sub-total de horas | 8 | 14 | 6 | 28 | 448 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Psicologia Pedagógica | 2 | 1 | 3 | 48 | Filosofia da Educação | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | |
Sociologia Geral | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Sociologia da Educação | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Língua Estrangeira II (Francês/Inglês) | 2 | 2 | 32 | Língua Estrangeira II (Francês/Inglês) | 2 | 2 | 32 | ||||
Português II | 2 | 2 | 32 | Português II | 2 | 2 | 32 | ||||
Saúde, Segurança e Ambiente | 1 | 2 | 3 | 48 | Ética e Deontologia Profissional | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | |
Metodologia do Ensino Pré-Escolar | 1 | 2 | 3 | 48 | Metodologia Ensino Pré- Escolar | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Demografia | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Metodologia Ensino Primário III (Estudo do Meio/Ciências da Natureza) | 1 | 2 | 3 | 48 | |
Metodologia de Ensino Primário I (História e Geografia) | 1 | 2 | 3 | 48 | Metodologia de Ensino Primário IV (Matemática) | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Metodologia de Ensino Primário II (Expressões e Artes) | 1 | 2 | 3 | 48 | Metodologia de Ensino Primário V (Português) | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Teoria da Educação | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | Teoria da Educação | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 |
Didáctica Geral | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | Didáctica Geral | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 |
Sub-total de horas | 10 | 19 | 4 | 33 | 528 | Sub-total de horas | 8 | 20 | 7 | 35 | 560 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Teoria e Desenvolvimento Curricular | 2 | 1 | 3 | 48 | Teoria e Desenvolvimento Curricular | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Administração e Gestão Escolar | 1 | 2 | 3 | 48 | Inspecção em Instituições de Infância | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | |
Dificuldades de Aprendizagem | 3 | 1 | 4 | 64 | Necessidades Educativas Especiais | 3 | 1 | 4 | 64 | ||
Planificação e Inspecção Escolar | 3 | 1 | 4 | 64 | Planificação e Inspecção Escolar | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Pedagogia Diferencial | 2 | 1 | 3 | 48 | Técnicas de Inf. E Comunicação | 3 | 3 | 48 | |||
Educação Comparada | 2 | 1 | 3 | 48 | Educação Comparada | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Legislação Escolar | 1 | 2 | 3 | 48 | Legislação Escolar | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Didáctica da Pedagogia | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | Didáctica da Pedagogia | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 |
Prática de Intervenção Pedagógica | 3 | 3 | 48 | Prática de Intervenção Pedagógica | 3 | 3 | 48 | ||||
Sub-total de horas | 18 | 9 | 3 | 30 | 480 | Sub-total de horas | 16 | 10 | 4 | 30 | 480 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Diagnóstico e Avaliação do Sistema Educativo Angolano | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | ||||||
Economia da Educação | 1 | 2 | 3 | 48 | |||||||
Desenvolvimento Pessoal e Profissional | 1 | 2 | 3 | 48 | |||||||
Metodologia de Investigação em Educação | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | ||||||
Estatística Aplicada à Educação | 2 | 1 | 3 | 48 | |||||||
Prática Inspectiva e das Metodologias Educativas | 3 | 1 | 4 | 64 | |||||||
Técnicas Quantitativas | 3 | 1 | 4 | 64 | Trabalho de Licenciatura | 2 | 2 | 20 | 24 | 384 | |
Prática Pedagógica | 2 | 2 | 2 | 6 | 96 | Prática Pedagógica | 2 | 2 | 2 | 6 | 96 |
Sub-total de horas | 12 | 11 | 7 | 30 | 480 | Sub-total de horas | 4 | 4 | 22 | 30 | 480 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.