ISCED-HUÍLA

Curso de Ensino da Matemática

Departamento: Ciências Exactas
Duração: 8 Semestres
Língua: Português
Regime: Diurno/Pós-Laboral


Apresentação do Curso

O Curso de Licenciatura em Matemática é um dos que praticamente surgiu com a criação do ISCED-HUILA. O currículo deste Curso é concebido como um sistema articulado que, além da transmissão de conteúdos e da produção de conhecimentos, inclui o desenvolvimento por parte dos formandos de habilidades básicas, específicas e globais, bem como de atitudes formativas, de análise crítica e de percepção global da sua futura actuação como profissionais e membros da sociedade, de maneira a configurar-se como o conjunto de actividades académicas que possibilitam o desenvolvimento de um curso.

A actuação com profissionalismo esperada do futuro professor de Matemática exige dele não só o domínio dos conhecimentos específicos em torno dos quais deverá agir, mas também, compreensão das questões envolvidas em seu trabalho, sua identificação e resolução, autonomia para tomar decisões, responsabilidade pelas opções feitas. Requer, ainda, que saiba avaliar criticamente a própria actuação e o contexto em que actua e que saiba, também, interagir cooperativamente com a comunidade profissional a que pertence e com a sociedade.


Perfil de Saída

    a) A nível do saber

  • O graduado em Ensino da Matemática deve saber diferenciar os conteúdos de Geometrias, Álgebra e Análises;
  • O graduado em Ensino da Matemática deve conhecer as teorias de Ensino e Aprendizagem (Pedagogia, Didáctica geral, Psicologia Geral e do Desenvolvimento e Didáctica de Ensino da Matemática);

    b) A nível do saber fazer

  •  O graduado em Ensino da Matemática deve ser capaz de leccionar conteúdos de Matemática no Ensino Secundário e Técnico – Profissional;
  • O graduado em Ensino da Matemática deve ser capaz de leccionar no Ensino Superior caso se julgue necessário;
  • O graduado em ensino da Matemática deve ser capaz de utilizar as tecnologias de informação e comunicação, para leccionar conteúdos de Matemática.
  •  O graduado em ensino da Matemática deve demonstrar capacidades de colaborar nos centros de investigação científica para a produção de conhecimentos e resolução de problemas.

     c) A nível do saber ser

  • O graduado em Ensino da Matemática deve ser honesto e humilde cientificamente, respeitoso e ter boas relações humanas na sociedade em que estiver inserido.
  • O graduado em ensino da Matemática deve ser solidário com a causa social.

Condições para frequentar o curso:

  • Os candidatos ao curso do Ensino da Matemática no ISCED-Huíla deverão, desde já, manifestar a sua vocação profissional de educação, para cumprir com os propósitos da criação do ISCED-Huíla;
  • Os candidatos que tenham frequentado e concluído com êxito o II Ciclo do Ensino Secundário, na opção de Matemática e Física, Ciências Físicas e Biológicas, bem como os cursos Técnico-Profissionais, com a disciplina de Matemática no seu plano curricular.
  •  


Grelha Curricular

DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Pedagogia Geral 2 1   3 48 Didáctica Geral 2 1   3 48
Psicologia Geral 2 1   3 48 Psicologia do Desenvolvimento 2 1   3 48
Português I   2   2 32 Português I   2   2 32
Língua  Estrangeira I   2   2 32 Língua  Estrangeira I   2   2 32
Metodologia de Investigação Científica 1 1 1 3 48 Metodologia de Investigação Científica 1 1 1 3 48
Informática   2 1 3 48 Informática   2 1 3 48
História da Matemática   2 1 3 48            
Álgebra Linear 1 1 2 4 64 Álgebra Linear 1 1 2 4 64
Geometria Analítica 1 1 1 3 48 Geometria Analítica 1 1 1 3 48
Análise Matemática I 1 1 2 4 64 Análise Matemática II 1 2 2 5 80
Sub-total de horas 8 14 8 30 480 Sub-total de horas 8 13 7 28 448

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Psicologia Pedagógica 2 1   3 48            
Metodologia de Investigação em Educação 1 1 1 3 48 Estatística Aplicada a Educação   2 1 3 48
Português II   2   2 32 Português II   2   2 32
Língua Estrangeira II   2   2 32 Língua Estrangeira II   2   2 32
Álgebra Superior 1 1 2 4 64 Aritmética e Teoria dos Números 1 1 2 4 64
Geometria Descritiva e Des. Projecções 1 1 2 4 64 Geometria Superior 1 1 2 4 64
Programação de Computadores I   2 2 4 64 Programação de Computadores II   2 2 4 64
Análise Matemática III 1 2 2 5 80 Análise Complexa 1 2 3 6 96
Didáctica da Matemática 1 1 2 4 64 Didáctica da Matemática 1 1 2 4 64
Sub-total de horas 7 13 11 31 496 Sub-total de horas 4 13 12 29  

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Teoria e Desenvolvimento Curricular 2 1   3 48 Teoria e Desenvolvimento Curricular 2 1   3 48
Gestão e Inspecção em Educação 1 1 1 3 48            
Cálculo das Probabilidades e Estat. 1 1 1 3 48 Cálculo das Probabilidades e Estat. 1 1 1 3 48
Física 2 2   4 64 Física Moderna 2 1   3 48
Análise Numérica 1 1 2 4 64 Análise Numérica 1 1 2 4 64
Geometria Diferencial   2 2 4 64 Computadores no Ensino 1 1 2 4 64
Equações Diferenciais e Integrais 1 1 2 4 64 Equações Diferenciais c/ Derivadas Parciais 1 1 2 4 64
Práticas Pedagógicas I     6 6 96 Práticas Pedagógicas I     6 6 96
Sub-total de horas 8 9 14 31 496 Sub-total de horas 8 6 13 27 432

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Análise Funcional 1 2 3 6 96            
Programação Matemática 1 2 3 6 96            
Teoria das funções 1 1 2 4 64            
Pesquisa Operacional 1 1 2 4 64            
Prática Pedagógica II     6 6 96 Prática Pedagógica II     6 6 96
Trabalho de Licenciatura   1 1 2 32 Trabalho de Licenciatura   4 18 22 352
Sub-total de horas 4 7 17 28 448 Sub-total de horas 0 4 24 28 448

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.