Curso de Ensino da Matemática
Departamento: Ciências Exactas
Duração: 8 Semestres
Língua: Português
Regime: Diurno/Pós-Laboral
Apresentação do Curso
O Curso de Licenciatura em Matemática é um dos que praticamente surgiu com a criação do ISCED-HUILA. O currículo deste Curso é concebido como um sistema articulado que, além da transmissão de conteúdos e da produção de conhecimentos, inclui o desenvolvimento por parte dos formandos de habilidades básicas, específicas e globais, bem como de atitudes formativas, de análise crítica e de percepção global da sua futura actuação como profissionais e membros da sociedade, de maneira a configurar-se como o conjunto de actividades académicas que possibilitam o desenvolvimento de um curso.
A actuação com profissionalismo esperada do futuro professor de Matemática exige dele não só o domínio dos conhecimentos específicos em torno dos quais deverá agir, mas também, compreensão das questões envolvidas em seu trabalho, sua identificação e resolução, autonomia para tomar decisões, responsabilidade pelas opções feitas. Requer, ainda, que saiba avaliar criticamente a própria actuação e o contexto em que actua e que saiba, também, interagir cooperativamente com a comunidade profissional a que pertence e com a sociedade.
Perfil de Saída
a) A nível do saber
- O graduado em Ensino da Matemática deve saber diferenciar os conteúdos de Geometrias, Álgebra e Análises;
- O graduado em Ensino da Matemática deve conhecer as teorias de Ensino e Aprendizagem (Pedagogia, Didáctica geral, Psicologia Geral e do Desenvolvimento e Didáctica de Ensino da Matemática);
b) A nível do saber fazer
- O graduado em Ensino da Matemática deve ser capaz de leccionar conteúdos de Matemática no Ensino Secundário e Técnico – Profissional;
- O graduado em Ensino da Matemática deve ser capaz de leccionar no Ensino Superior caso se julgue necessário;
- O graduado em ensino da Matemática deve ser capaz de utilizar as tecnologias de informação e comunicação, para leccionar conteúdos de Matemática.
- O graduado em ensino da Matemática deve demonstrar capacidades de colaborar nos centros de investigação científica para a produção de conhecimentos e resolução de problemas.
c) A nível do saber ser
- O graduado em Ensino da Matemática deve ser honesto e humilde cientificamente, respeitoso e ter boas relações humanas na sociedade em que estiver inserido.
- O graduado em ensino da Matemática deve ser solidário com a causa social.
Condições para frequentar o curso:
- Os candidatos ao curso do Ensino da Matemática no ISCED-Huíla deverão, desde já, manifestar a sua vocação profissional de educação, para cumprir com os propósitos da criação do ISCED-Huíla;
- Os candidatos que tenham frequentado e concluído com êxito o II Ciclo do Ensino Secundário, na opção de Matemática e Física, Ciências Físicas e Biológicas, bem como os cursos Técnico-Profissionais, com a disciplina de Matemática no seu plano curricular.
Grelha Curricular
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Pedagogia Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | Didáctica Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Psicologia Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | Psicologia do Desenvolvimento | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Português I | 2 | 2 | 32 | Português I | 2 | 2 | 32 | ||||
Língua Estrangeira I | 2 | 2 | 32 | Língua Estrangeira I | 2 | 2 | 32 | ||||
Metodologia de Investigação Científica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Metodologia de Investigação Científica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Informática | 2 | 1 | 3 | 48 | Informática | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
História da Matemática | 2 | 1 | 3 | 48 | |||||||
Álgebra Linear | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Álgebra Linear | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Geometria Analítica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Geometria Analítica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Análise Matemática I | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Análise Matemática II | 1 | 2 | 2 | 5 | 80 |
Sub-total de horas | 8 | 14 | 8 | 30 | 480 | Sub-total de horas | 8 | 13 | 7 | 28 | 448 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Psicologia Pedagógica | 2 | 1 | 3 | 48 | |||||||
Metodologia de Investigação em Educação | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Estatística Aplicada a Educação | 2 | 1 | 3 | 48 | |
Português II | 2 | 2 | 32 | Português II | 2 | 2 | 32 | ||||
Língua Estrangeira II | 2 | 2 | 32 | Língua Estrangeira II | 2 | 2 | 32 | ||||
Álgebra Superior | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Aritmética e Teoria dos Números | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Geometria Descritiva e Des. Projecções | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Geometria Superior | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Programação de Computadores I | 2 | 2 | 4 | 64 | Programação de Computadores II | 2 | 2 | 4 | 64 | ||
Análise Matemática III | 1 | 2 | 2 | 5 | 80 | Análise Complexa | 1 | 2 | 3 | 6 | 96 |
Didáctica da Matemática | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Didáctica da Matemática | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Sub-total de horas | 7 | 13 | 11 | 31 | 496 | Sub-total de horas | 4 | 13 | 12 | 29 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Teoria e Desenvolvimento Curricular | 2 | 1 | 3 | 48 | Teoria e Desenvolvimento Curricular | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Gestão e Inspecção em Educação | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | ||||||
Cálculo das Probabilidades e Estat. | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Cálculo das Probabilidades e Estat. | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Física | 2 | 2 | 4 | 64 | Física Moderna | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Análise Numérica | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Análise Numérica | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Geometria Diferencial | 2 | 2 | 4 | 64 | Computadores no Ensino | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | |
Equações Diferenciais e Integrais | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Equações Diferenciais c/ Derivadas Parciais | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Práticas Pedagógicas I | 6 | 6 | 96 | Práticas Pedagógicas I | 6 | 6 | 96 | ||||
Sub-total de horas | 8 | 9 | 14 | 31 | 496 | Sub-total de horas | 8 | 6 | 13 | 27 | 432 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Análise Funcional | 1 | 2 | 3 | 6 | 96 | ||||||
Programação Matemática | 1 | 2 | 3 | 6 | 96 | ||||||
Teoria das funções | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | ||||||
Pesquisa Operacional | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | ||||||
Prática Pedagógica II | 6 | 6 | 96 | Prática Pedagógica II | 6 | 6 | 96 | ||||
Trabalho de Licenciatura | 1 | 1 | 2 | 32 | Trabalho de Licenciatura | 4 | 18 | 22 | 352 | ||
Sub-total de horas | 4 | 7 | 17 | 28 | 448 | Sub-total de horas | 0 | 4 | 24 | 28 | 448 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.