Curso de Ensino da Matemática

Departamento: Ciências Exactas
Duração: 8 Semestres
Língua: Português
Regime: Diurno/Pós-Laboral


Apresentação do Curso

O Curso de Licenciatura em Matemática é um dos que praticamente surgiu com a criação do ISCED-HUILA. O currículo deste Curso é concebido como um sistema articulado que, além da transmissão de conteúdos e da produção de conhecimentos, inclui o desenvolvimento por parte dos formandos de habilidades básicas, específicas e globais, bem como de atitudes formativas, de análise crítica e de percepção global da sua futura actuação como profissionais e membros da sociedade, de maneira a configurar-se como o conjunto de actividades académicas que possibilitam o desenvolvimento de um curso.

A actuação com profissionalismo esperada do futuro professor de Matemática exige dele não só o domínio dos conhecimentos específicos em torno dos quais deverá agir, mas também, compreensão das questões envolvidas em seu trabalho, sua identificação e resolução, autonomia para tomar decisões, responsabilidade pelas opções feitas. Requer, ainda, que saiba avaliar criticamente a própria actuação e o contexto em que actua e que saiba, também, interagir cooperativamente com a comunidade profissional a que pertence e com a sociedade.


Perfil de Saída

    a) A nível do saber

  • O graduado em Ensino da Matemática deve saber diferenciar os conteúdos de Geometrias, Álgebra e Análises;
  • O graduado em Ensino da Matemática deve conhecer as teorias de Ensino e Aprendizagem (Pedagogia, Didáctica geral, Psicologia Geral e do Desenvolvimento e Didáctica de Ensino da Matemática);

    b) A nível do saber fazer

  •  O graduado em Ensino da Matemática deve ser capaz de leccionar conteúdos de Matemática no Ensino Secundário e Técnico – Profissional;
  • O graduado em Ensino da Matemática deve ser capaz de leccionar no Ensino Superior caso se julgue necessário;
  • O graduado em ensino da Matemática deve ser capaz de utilizar as tecnologias de informação e comunicação, para leccionar conteúdos de Matemática.
  •  O graduado em ensino da Matemática deve demonstrar capacidades de colaborar nos centros de investigação científica para a produção de conhecimentos e resolução de problemas.

     c) A nível do saber ser

  • O graduado em Ensino da Matemática deve ser honesto e humilde cientificamente, respeitoso e ter boas relações humanas na sociedade em que estiver inserido.
  • O graduado em ensino da Matemática deve ser solidário com a causa social.

Condições para frequentar o curso:

  • Os candidatos ao curso do Ensino da Matemática no ISCED-Huíla deverão, desde já, manifestar a sua vocação profissional de educação, para cumprir com os propósitos da criação do ISCED-Huíla;
  • Os candidatos que tenham frequentado e concluído com êxito o II Ciclo do Ensino Secundário, na opção de Matemática e Física, Ciências Físicas e Biológicas, bem como os cursos Técnico-Profissionais, com a disciplina de Matemática no seu plano curricular.
  •  


Grelha Curricular