Curso de Ensino da Língua Portuguesa
Departamento: Letras Modernas
Duração: 8 Semestres
Língua: Francês
Regime: Diurno/Pós-Laboral
Apresentação do Curso
A licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa visa a formação de professores de Língua Portuguesa para o Ensino Secundário e escolas de formação de professores; propiciar formação científica necessária para a actuação nas diversas vertentes da educação científica contemporânea, bem como em outras áreas que requeiram tal formação básica, assim como para o prosseguimento de estudos em nível de pós- graduação. Formar um profissional com percepção crítica da realidade e com a capacidade para actuar no magistério (Escola secundária) de acordo com a legislação específica; Preparar futuros professores capazes de leccionar Linguística e Português em instituições públicas e privadas de ensino; Ministrar aulas de Português no Ensino Secundário, levando os alunos a dominar os conteúdos programáticos daquele Ciclo de Ensino, através de técnicas de ensino apropriadas, visando proporcionar-lhes conhecimentos e despertar-lhes o gosto pela vivência do método científico; Actuar em equipas multidisciplinares destinadas a planear coordenar, executar ou avaliar actividades relacionadas com a língua portuguesa ou áreas afins; Propiciar ao estudante ferramentas pedagógicas e didácticas que o capacitem para o ensino da Língua Portuguesa; Estimular a formação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo no mosaico etnolinguístico angolano; Incutir no estudante o espírito intercultural na perspectiva do mundo globalizado;
Perfil de saída
- Ter um conhecimento profundo dos programas de Português das instituições de áreas potenciais de actuação;
- Acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais;
- Reconhecer a Língua Portuguesa como parte da construção humana e compreender os aspectos históricos de sua construção e suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político;
- Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras;
- Saber escrever e avaliar criticamente os materiais didácticos, como livros, “kits”, modelos, programas computacionais e materiais alternativos;
- Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações do Português na sociedade;
- Saber trabalhar em laboratório e saber usar programas computacionais educativos e vídeos educacionais como recursos didáticos;
Condições para frequentar o curso
- estudante deve ter frequentado o II Ciclo do Ensino Secundário, Ensino Médio Técnico- Profissional e/ou Formação de Professores, ou ainda, Magistério Primário;
- estudante deve ter frequência da cadeira ( Língua Portuguesa) no Ensino Secundário, pelo menos em dois anos lectivos;
Grelha Curricular
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem |
Pedagogia Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | Didactica Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Psicologia Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | Psicologia de Desenvolvimento | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Metodologia de Investigação Cientifica | 3 | 3 | 48 | Metodologia de Investigação Cientifica | 3 | 3 | 48 | ||||
Informática Aplicada | 1 | 1 | 2 | 32 | Informática Aplicada | 2 | 2 | 32 | |||
Língua Estrangeira I | 2 | 2 | 32 | Língua Estrangeira I | 2 | 2 | 32 | ||||
Introducão aos Estudos Literários | 2 | 2 | 4 | 64 | Introducão aos Estudos Literários | 2 | 2 | 4 | 64 | ||
Introdução aos Estudos Linguísticos | 2 | 2 | 4 | 64 | Introdução aos Estudos Linguísticos | 2 | 2 | 4 | 64 | ||
Técnicas de Comunicação e Expressão em L. Portuguesa | 4 | 2 | 6 | 96 | Técnicas de Comunicação e Expressão em L.Portuguesa | 4 | 2 | 6 | 96 | ||
Sub-total de horas | 13 | 7 | 7 | 27 | 432 | Sub-total de horas | 12 | 9 | 6 | 27 | 432 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem |
Psicologia Pedagogica | 2 | 1 | 3 | 48 | Estatistica Aplicada | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Língua Estrangeira II | 2 | 2 | 32 | Língua Estrangeira II | 2 | 2 | 32 | ||||
Literatura Portuguesa | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Literatura Portuguesa | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Literatura Brasileira | 2 | 1 | 3 | 48 | Técnicas de Análise Textual | 1 | 1 | 2 | 32 | ||
Filosofia da Linguagem | 2 | 1 | 3 | 48 | |||||||
Psicolinguística | 2 | 2 | 4 | 64 | Sociolinguística | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Linguística Bantu | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Linguística Bantu | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Morfologia, Sintaxe e Semântica da L. Portuguesa | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Morfologia, Sintaxe e Semântica da L.Portuguesa | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Didáctica da Língua Portuguesa | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Didáctica da Língua Portuguesa | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Sub-total de horas | 9 | 10 | 12 | 31 | 496 | Sub-total de horas | 9 | 11 | 12 | 32 | 512 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem |
Teoria e Desenvolvimento Curricular | 2 | 1 | 3 | 48 | Teoria e Desenvolvimento Curricular | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Gestão e Inspecção Escolar | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Tecnologias de Educação | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Literaturas Africanas em Língua Portuguesa | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Literaturas Africanas em Língua Portuguesa | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Literatura Angolana | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Literatura Angolana | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Linguística Aplicada ao Ensino da L.Portuguesa | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Linguística Aplicada ao Ensino da L.Portuguesa | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Estilística da Língua Portuguesa | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Prática Pedagógica I | 6 | 6 | 96 | Prática Pedagógica I | 6 | 6 | 96 | ||||
Sub-total de horas | 7 | 6 | 15 | 28 | 448 | Sub-total de horas | 7 | 6 | 16 | 29 | 464 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem |
Língua Nacional | 2 | 2 | 4 | 8 | 128 | ||||||
História da Língua Portuguesa | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | ||||||
Seminário de Especialização | 2 | 2 | 4 | 64 | |||||||
Metodologia de Investigação em Educação | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | ||||||
Teoria da Literatura | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Prática Pedagógica II | 6 | 6 | 96 | ||
Prática Pedagógica II | 6 | 6 | 96 | Trabalho de Licenciatura | 6 | 14 | 20 | 320 | |||
Sub-total de horas | 5 | 7 | 18 | 30 | 352 | Sub-total de horas | 0 | 6 | 20 | 26 | 416 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.