ISCED-HUÍLA

Curso de Ensino da Língua Inglesa

Departamento: Letras Modernas
Duração: 8 Semestres
Língua: Inglês
Regime: Diurno/Pós-Laboral

Apresentação do Curso
A licenciatura em Ensino da Língua  Inglesa visa formar comunicadores gerais e académicos, analistas, investigadores, professores e formadores de formadores da língua inglesa e gestores de divisoes de linguas que demonstrem reflexão, comparação e procura constante. Tem como objectivos específicos, os seguintes:

  • Comunicar na Língua Inglesa de forma correcta e fluente;
  • Dominar Conhecimentos teóricos de literatura e ter habilidades para ler, compreender e interpretar textos;
  • Conhecer métodos, técnicas e estratégias para o ensino da Língua Inglesa como língua estrangeira incluindo alunos com necessidades educativas especiais;

Adquirir conhecimentos técnicos, métodos e estratégias para formarem formadores de Língua Inglesa e continuarem o seu desenvolvimento profissional após o término do curso;

Perfil de saída

  • Escrever resumos, composições, trabalhos científicos curtos, longos e monografias na Língua Inglesa mostrando competência em termos de convenções da escrita académica, gramática, pontuação, ortografia e vocabulário;
  • Fazer investigações primarias e secundarias dentro e fora do contexto académico;
  • Leccionar com competência a disciplina da língua inglesa nos diversos níveis de ensino e especialidades;
  • Formar outros professores de Inglês em escolas do ensino médio;
  • Identificar as necessidades linguísticas dos seus estudantes e encontrar formas de colmatá-las;
  • Fazer trabalhos que envolvam o uso da língua inglesa sempre que forem solicitados.


 Condições para frequentar o curso

  • Ser capaz de responder a perguntas sobre um texto de leitura directa, mostrando que reconhece e entende as palavras-chave e as informações gerais ou específicas de um texto;
  • Colocar várias frases ou parágrafos confusos na ordem correta, mostrando que entende a organização básica de um texto;
  • Possuir um vocabulário suficientemente grande em inglês, por exemplo, para poder agrupar palavras ou descrever o uso de, por exemplo, ferramentas;
  • Ser capaz de escrever uma carta simples falando sobre família, trabalho, estudos, férias recentes, planos, etc., compreensível para o leitor e apropriada em termos de gramática, pontuação, ortografia e vocabulário;
  • Fazer uma descrição simples, coerente e coesa de uma cidade, prédio ou organização que conhece;
  • Mostrar um grau aceitável de fluência, participando de uma conversa sobre um tópico básico, como família, hobbies, trabalho, solicitando e fornecendo informações, etc.;
  • Falar coerentemente sobre suas experiências de aprendizado de inglês, sua rotina diária e seus planos de estudo;
  • Mostre boas habilidades de escuta, extraindo informações essenciais de um fluxo de fala;
  • Estar realmente interessado na Língua Inglesa e estar preparado para trabalhar arduamente ao longo do curso;

Grelha Curricular

DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Psicologia Pedagogica  2 1   3 48 Estatistica Aplicada    1 2 3 48
Português II   2   2 32 Português II   2   2 32
Francês II   2   2 32 Francês II   2   2 32
Psicolinguística  1 1 2 4 64 Psicolinguística  1 1 2 4 64
Linguística Bantu  1 1 1 3 48 Linguística Bantu  1 1 1 3 48
Literatura Africana de Expressão Inglesa  1 1 1 3 48 Literatura Africana de Expressão Inglesa  1 1 1 3 48
Metodologia de Ensino de Inglês I  1 1 2 4 64 Metodologia de Ensino de Inglês I  1 1 2 4 64
Técnicas de Leitura  1 1 2 4 64 Técnicas de Leitura  1 1 2 4 64
Língua Inglesa II 2 1 3 6 96 Língua Inglesa II 2 1 3 6 96
Sub-total de horas 9 11 11 31 496 Sub-total de horas 7 11 13 31 496

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

 
DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Psicologia Pedagogica  2 1   3 48 Estatistica Aplicada    1 2 3 48
Português II   2   2 32 Português II   2   2 32
Francês II   2   2 32 Francês II   2   2 32
Psicolinguística  1 1 2 4 64 Psicolinguística  1 1 2 4 64
Linguística Bantu  1 1 1 3 48 Linguística Bantu  1 1 1 3 48
Literatura Africana de Expressão Inglesa  1 1 1 3 48 Literatura Africana de Expressão Inglesa  1 1 1 3 48
Metodologia de Ensino de Inglês I  1 1 2 4 64 Metodologia de Ensino de Inglês I  1 1 2 4 64
Técnicas de Leitura  1 1 2 4 64 Técnicas de Leitura  1 1 2 4 64
Língua Inglesa II 2 1 3 6 96 Língua Inglesa II 2 1 3 6 96
Sub-total de horas 9 11 11 31 496 Sub-total de horas 7 11 13 31 496


Legenda:
T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

 
DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Francês III   2   2 32 Francês III   2   2 32
Sociolinguística  1 1 2 4 64 Sociolinguística  1 1 2 4 64
Administração e Gestão Escolar  1 1 1 3 48 Administração e Gestão Escolar  1 1 1 3 48
Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês  1 1 2 4 64 Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês  1 1 2 4 64
Literatura Anglo-Americana  1 1 1 3 48 Literatura Anglo-Americana  1 1 1 3 48
Técnicas de Composição 1 1 2 4 64 Técnicas de Composição 1 1 2 4 64
Língua Inglesa III 1 2 3 6 96 Língua Inglesa III 1 2 3 6 96
Metodologia de Ensino de Inglês II  1 1 2 4 64 Metodologia de Ensino de Inglês II  1 1 2 4 64
Práctica Pedagógica I     6 6 96 Práctica Pedagógica I     6 6 96
Sub-total de horas 7 10 19 36 576 Sub-total de horas 7 10 19 36 576


Legenda:
T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

 
DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Língua Inglesa IV 2 4 6 12 192            
Metodologia de Formação de Professores de Inglês  1 2 2 5 80            
Matodologia de Investigação em Linguística Aplicada 1 2 4 7 112 Trabalho de Licenciatura   6 14 20 320
Práctica Pedagógica II     6 6 96 Práctica Pedagógica II     6 6 96
Sub-total de horas 4 8 18 30 480 Sub-total de horas 0 6 20 26 416

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.