Curso de Ensino da Língua Inglesa
Departamento: Letras Modernas
Duração: 8 Semestres
Língua: Inglês
Regime: Diurno/Pós-Laboral
Apresentação do Curso
A licenciatura em Ensino da Língua Inglesa visa formar comunicadores gerais e académicos, analistas, investigadores, professores e formadores de formadores da língua inglesa e gestores de divisoes de linguas que demonstrem reflexão, comparação e procura constante. Tem como objectivos específicos, os seguintes:
- Comunicar na Língua Inglesa de forma correcta e fluente;
- Dominar Conhecimentos teóricos de literatura e ter habilidades para ler, compreender e interpretar textos;
- Conhecer métodos, técnicas e estratégias para o ensino da Língua Inglesa como língua estrangeira incluindo alunos com necessidades educativas especiais;
Adquirir conhecimentos técnicos, métodos e estratégias para formarem formadores de Língua Inglesa e continuarem o seu desenvolvimento profissional após o término do curso;
Perfil de saída
- Escrever resumos, composições, trabalhos científicos curtos, longos e monografias na Língua Inglesa mostrando competência em termos de convenções da escrita académica, gramática, pontuação, ortografia e vocabulário;
- Fazer investigações primarias e secundarias dentro e fora do contexto académico;
- Leccionar com competência a disciplina da língua inglesa nos diversos níveis de ensino e especialidades;
- Formar outros professores de Inglês em escolas do ensino médio;
- Identificar as necessidades linguísticas dos seus estudantes e encontrar formas de colmatá-las;
- Fazer trabalhos que envolvam o uso da língua inglesa sempre que forem solicitados.
Condições para frequentar o curso
- Ser capaz de responder a perguntas sobre um texto de leitura directa, mostrando que reconhece e entende as palavras-chave e as informações gerais ou específicas de um texto;
- Colocar várias frases ou parágrafos confusos na ordem correta, mostrando que entende a organização básica de um texto;
- Possuir um vocabulário suficientemente grande em inglês, por exemplo, para poder agrupar palavras ou descrever o uso de, por exemplo, ferramentas;
- Ser capaz de escrever uma carta simples falando sobre família, trabalho, estudos, férias recentes, planos, etc., compreensível para o leitor e apropriada em termos de gramática, pontuação, ortografia e vocabulário;
- Fazer uma descrição simples, coerente e coesa de uma cidade, prédio ou organização que conhece;
- Mostrar um grau aceitável de fluência, participando de uma conversa sobre um tópico básico, como família, hobbies, trabalho, solicitando e fornecendo informações, etc.;
- Falar coerentemente sobre suas experiências de aprendizado de inglês, sua rotina diária e seus planos de estudo;
- Mostre boas habilidades de escuta, extraindo informações essenciais de um fluxo de fala;
- Estar realmente interessado na Língua Inglesa e estar preparado para trabalhar arduamente ao longo do curso;
Grelha Curricular
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Psicologia Pedagogica | 2 | 1 | 3 | 48 | Estatistica Aplicada | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Português II | 2 | 2 | 32 | Português II | 2 | 2 | 32 | ||||
Francês II | 2 | 2 | 32 | Francês II | 2 | 2 | 32 | ||||
Psicolinguística | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Psicolinguística | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Linguística Bantu | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Linguística Bantu | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Literatura Africana de Expressão Inglesa | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Literatura Africana de Expressão Inglesa | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Metodologia de Ensino de Inglês I | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Metodologia de Ensino de Inglês I | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Técnicas de Leitura | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Técnicas de Leitura | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Língua Inglesa II | 2 | 1 | 3 | 6 | 96 | Língua Inglesa II | 2 | 1 | 3 | 6 | 96 |
Sub-total de horas | 9 | 11 | 11 | 31 | 496 | Sub-total de horas | 7 | 11 | 13 | 31 | 496 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Psicologia Pedagogica | 2 | 1 | 3 | 48 | Estatistica Aplicada | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Português II | 2 | 2 | 32 | Português II | 2 | 2 | 32 | ||||
Francês II | 2 | 2 | 32 | Francês II | 2 | 2 | 32 | ||||
Psicolinguística | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Psicolinguística | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Linguística Bantu | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Linguística Bantu | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Literatura Africana de Expressão Inglesa | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Literatura Africana de Expressão Inglesa | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Metodologia de Ensino de Inglês I | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Metodologia de Ensino de Inglês I | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Técnicas de Leitura | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Técnicas de Leitura | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Língua Inglesa II | 2 | 1 | 3 | 6 | 96 | Língua Inglesa II | 2 | 1 | 3 | 6 | 96 |
Sub-total de horas | 9 | 11 | 11 | 31 | 496 | Sub-total de horas | 7 | 11 | 13 | 31 | 496 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Francês III | 2 | 2 | 32 | Francês III | 2 | 2 | 32 | ||||
Sociolinguística | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Sociolinguística | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Administração e Gestão Escolar | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Administração e Gestão Escolar | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Literatura Anglo-Americana | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Literatura Anglo-Americana | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Técnicas de Composição | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Técnicas de Composição | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Língua Inglesa III | 1 | 2 | 3 | 6 | 96 | Língua Inglesa III | 1 | 2 | 3 | 6 | 96 |
Metodologia de Ensino de Inglês II | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Metodologia de Ensino de Inglês II | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Práctica Pedagógica I | 6 | 6 | 96 | Práctica Pedagógica I | 6 | 6 | 96 | ||||
Sub-total de horas | 7 | 10 | 19 | 36 | 576 | Sub-total de horas | 7 | 10 | 19 | 36 | 576 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Língua Inglesa IV | 2 | 4 | 6 | 12 | 192 | ||||||
Metodologia de Formação de Professores de Inglês | 1 | 2 | 2 | 5 | 80 | ||||||
Matodologia de Investigação em Linguística Aplicada | 1 | 2 | 4 | 7 | 112 | Trabalho de Licenciatura | 6 | 14 | 20 | 320 | |
Práctica Pedagógica II | 6 | 6 | 96 | Práctica Pedagógica II | 6 | 6 | 96 | ||||
Sub-total de horas | 4 | 8 | 18 | 30 | 480 | Sub-total de horas | 0 | 6 | 20 | 26 | 416 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.