Curso de Ensino da Língua Francesa
Departamento: Letras Modernas
Duração: 8 Semestres
Língua: Francês
Regime: Diurno/Pós-Laboral
Apresentação do Curso
A licenciatura em Ensino da Língua Francesa visa como objectivos a formação de professores no domínio de ensino da língua francesa. No fim da sua formação, esses professores devem ser capazes de ensinar essa língua e cultura francesa e francófona aos alunos de diversos níveis de ensino em Angola ou em outras latitudes geográficas. Aprender a ensinar o francês significa também aprender a avaliar o ensino e a aprendizagem dessa língua e cultura.
O ensino do francês como língua estrangeira na nossa instituição tem sempre em conta as particularidades da didáctica de línguas estrangeiras, tendo em conta que o objecto do ensino e da aprendizagem é a própria língua, no nosso caso o francês.
Assim sendo, dadas as necessidades imediatas de comunicação na aprendizagem de uma língua estrangeira, os objectivos teóricos e práticos são sempre simultâneos para um futuro professor. É assim que se prima bastante no saber, saber fazer, saber ser e saber estar que se traduzem no conhecimento teórico mas também no saber falar, escrever, entender discursos orais e escritos, quer dizer saber comunicar nesse idioma e saber transmiti-lo aos alunos de maneira pragmática.
Perfil de saída
Os licenciados em Ensino da Língua Francesa devem tornar-se:
Professores capazes de ensinar e avaliar os processos de ensino e de aprendizagem da língua e das culturas francesa e francófonas de maneira pragmática
Professores competentes em comunicação em língua francesa, tanto oralmente como na escrita;
Professores profissionalmente habilidosos em termos de saber, saber ser e saber estar;
Professores capazes de utilizar os meios modernos como as TIC no ensino de francês;
Professores capazes de elaborar e gerir programas e perfis de ensino da língua francesa nas escolas;
Professores capazes de realizar actividades de tradução em caso de necessidade.
Condições para frequentar o curso
Possuir o ensino secundário completo no Ensino da Língua Francesa;
Possuir bases sólidas tanto teóricas como práticas na comunicação em francês.
Grelha Curricular
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Pedagogia Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | Didáctica Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Psicologia Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | Psicologia de Desenvolvimento | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Português I | 2 | 2 | 32 | Português I | 2 | 2 | 32 | ||||
Inglês I | 2 | 2 | 32 | Inglês I | 2 | 2 | 32 | ||||
Informática Eucativa | 1 | 2 | 3 | 48 | Informática Educativa | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Introdução às Literaturas Francófonas | 2 | 1 | 3 | 48 | Introdução às Liter. Francófonas | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Civilizações Francófonas I | 1 | 1 | 2 | 32 | Civilizações Francófonas I | 1 | 1 | 2 | 32 | ||
Introdução aos estudos Linguísticos | 2 | 2 | 4 | 64 | Introd.aos Estud. Linguísticos | 2 | 2 | 4 | 64 | ||
Língua Fracesa | 2 | 2 | 4 | 64 | Língua Francesa | 2 | 2 | 4 | 64 | ||
Prática de Francês I | 4 | 4 | 64 | Prática de Francês I | 4 | 4 | 64 | ||||
Metodologia de Investigação Científica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Metodologia de Investigação Científica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Sub-total de horas | 12 | 8 | 13 | 33 | 528 | Sub-total de horas | 12 | 8 | 13 | 33 | 528 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Psicologia Pedagógica | 2 | 1 | 3 | 48 | Estatística Aplicada à Educação | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Português II | 2 | 2 | 32 | Português II | 2 | 2 | 32 | ||||
Inglês II | 2 | 2 | 32 | Inglês II | 2 | 2 | 32 | ||||
Civilizações Francófonas II | 1 | 1 | 2 | 32 | Civilizações Francófonas II | 1 | 1 | 2 | 32 | ||
Literaturas Francófonas I | 1 | 2 | 3 | 48 | Literaturas Francófonas I | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Introdução à Metodologia de Ensino de Francês | 2 | 1 | 3 | 48 | Introdução à Metodologia de Ensino Francês | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Psicolinguística | 1 | 2 | 3 | 48 | Psicolinguística | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Linguística Bantu | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Linguística Bantu | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Linguística Francesa I | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Linguística Francesa I | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Prática de Francês II | 2 | 3 | 5 | 80 | Prática de Francês II | 2 | 3 | 5 | 80 | ||
Sub-total de horas | 9 | 11 | 10 | 30 | 480 | Sub-total de horas | 7 | 11 | 12 | 30 | 480 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Gestão e Inspecção em Educação | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | ||||||
Teoria e Desenvolvimento Curricular | 2 | 1 | 3 | 48 | Teoria e Desenvolvimento Curricular | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Inglês III | 2 | 2 | 32 | Inglês III | 2 | 2 | 32 | ||||
Literaturas Francófonas II | 1 | 2 | 3 | 48 | Literaturas Francófonas II | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Metodologia de Ensino de Francês I | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Metodologia de Ensino de Francês I | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Introdução à Sociolinguística | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Introdução à Sociolinguística | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Linguística Francesa II | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 | Linguística Francesa II | 1 | 1 | 2 | 4 | 64 |
Prática de Francês III | 4 | 4 | 64 | Prática de Francês III | 4 | 4 | 64 | ||||
Prática Pedagógica I | 6 | 6 | 96 | Prática Pedagógica I | 6 | 6 | 96 | ||||
Sub-total de horas | 7 | 7 | 19 | 33 | 528 | Sub-total de horas | 6 | 6 | 18 | 30 | 480 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Linguística Francesa III | 2 | 4 | 6 | 96 | |||||||
Prática de Francês IV | 4 | 4 | 64 | ||||||||
Metodologia de Investigação em Educação | 1 | 1 | 4 | 6 | 96 | ||||||
Metodologia de Ensino de Francês II | 2 | 4 | 6 | 96 | Trabalho de Licenciatura | 6 | 14 | 20 | 320 | ||
Prática Pedagógica II | 6 | 6 | 96 | Prática Pedagógica II | 6 | 6 | 96 | ||||
Sub-total de horas | 5 | 1 | 22 | 28 | 448 | Sub-total de horas | 0 | 6 | 20 | 26 | 416 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.