Curso de Ensino da História
Departamento: Ciências da Sociais
Duração: 8 Semestres
Língua: Português
Regime: Diurno/Pós-Laboral
Apresentação do Curso
O Curso de licenciatura em Ensino da História forma profissionais com alto sentido de responsabilidade, capazes de actuar no ensino da História, quer no subsistema de ensino geral como superior, bem como em outras áreas que requeiram formação científica, necessária para a actuação nas diversas vertentes da educação científica contemporânea, assim como para prosseguimento de estudos ao nível de pós-graduação.
Perfil de Saída
O Licenciado em Ensino de História sai como profissional habilitado a actuar no Ensino Secundário (I e II Ciclo) e no subsistema do Ensino superior; Nas Escolas de formação de Professores; nas áreas emergentes do campo educacional com competências a nível “humano”, técnico/profissional e pedagógico.
O Licenciado em Ensino da História deve ser capaz de actuar no ensino da História e áreas afins nos diferentes subsistemas de ensino de forma dinâmica e criativa, sempre buscando novas alternativas educacionais; administrar Projectos Educacionais e de Gestão escolar; actuar no ensino não formal, como o ensino à distância, educação especial (ensino da História para portadores de necessidades especiais); produzir e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos relevantes para a área de ensino da História; desenvolver metodologias e materiais didácticos de diferentes naturezas, identificando e avaliando seus objectivos educacionais; articular as actividades de ensino da História na organização, planeamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola; dominar habilidades básicas de comunicação e cooperação; actuar profissionalmente com base nos princípios da reflexão sobre sua actuação, da pesquisa como meio de interpretar os problemas especialmente ligados ao processo de ensino-aprendizagem e da ética, como base da formação para a cidadania de seus alunos; estar apto a acompanhar a evolução dos processos dentro de uma organização, capaz de captar seus impactos na sua evolução, com perfil ético; possuir competências técnicas, científica, humanista, social, política e ética com abordagem generalista e atitude de investigação, capaz de abordar problemas novos e tradicionais da História, além de promover e disseminar o saber científico em diferentes instâncias sociais, visando aumentar uma estreita articulação com os sectores educacionais e a sociedade, especialmente de abrangência local e regional (participação em projectos de extensão universitária).
Condições para frequentar o curso:
São candidatos ao curso de Ensino da História do ISCED-Huíla todos os estudantes que tenham terminado 12ª Classe das Escolas de formação de professores (curso de História e Geografia). Magistério Primário, Institutos Pré-Universitários de Ciências Sócias e Humanas, que aprovem no exame de acesso de História e que pretendem assumir a carreira docente como profissão.
Grelha Curricular
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Pedagogia Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | Didáctica Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Psicologia Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | Psicologia do Desenvolvimento | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Geografia Física Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | Geografia Humana | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Filosofia Geral | 2 | 1 | 3 | 48 | Lógica Formal | 2 | 1 | 3 | 48 | ||
Português I | 2 | 2 | 32 | Português I | 2 | 2 | 32 | ||||
Língua Estrangeira I | 2 | 2 | 32 | Língua Estrangeira I | 2 | 2 | 32 | ||||
Informática | 1 | 2 | 3 | 48 | Informática | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Metodologia de Investigação Cientifica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Metodologia de Investigação Cientifica | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
Introdução Ciências Sociais | 1 | 2 | 3 | 48 | Introdução ao Estudo da História | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
História da África I | 2 | 2 | 4 | 64 | História da África I | 2 | 2 | 4 | 64 | ||
História da Antiguidade | 2 | 2 | 4 | 64 | História da Antiguidade | 2 | 2 | 4 | 64 | ||
Sub-total de horas | 14 | 16 | 3 | 33 | 528 | Sub-total de horas | 14 | 16 | 3 | 33 | 528 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Psicologia Pedagógica | 2 | 1 | 3 | 48 | |||||||
Metodologia de Investigação em Educação | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Estatística Aplicada | 1 | 2 | 3 | 48 | |
Português II | 2 | 2 | 32 | Português II | 2 | 2 | 32 | ||||
Língua Estrangeira II | 2 | 2 | 32 | Língua Estrangeira II | 2 | 2 | 32 | ||||
Introdução a Arqueologia | 1 | 2 | 3 | 48 | Prática Arqueológica | 1 | 2 | 2 | 5 | 80 | |
História de Angola I | 2 | 2 | 4 | 64 | História de Angola I | 2 | 2 | 4 | 64 | ||
História da África II | 2 | 2 | 4 | 64 | História da África II | 2 | 2 | 4 | 64 | ||
História da Idade Média | 2 | 2 | 4 | 64 | História da Idade Média | 2 | 2 | 4 | 64 | ||
Didáctica História | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 | Didáctica História | 1 | 2 | 1 | 4 | 64 |
Sub-total de horas | 11 | 16 | 2 | 29 | 464 | Sub-total de horas | 8 | 15 | 5 | 28 | 448 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Gestão e Inspecção em Educação | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | ||||||
Teoria e Desenvolvimento Curricular | 2 | 1 | 3 | 48 | Teoria e Desenvolvimento Curricular | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
Sociologia Geral | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 | Sociologia da Educação | 1 | 1 | 1 | 3 | 48 |
História de Angola II | 2 | 2 | 4 | 64 | História de Angola II | 2 | 2 | 4 | 64 | ||
História de Africa III | 2 | 2 | 4 | 64 | Antropologia Cultural | 1 | 2 | 3 | 48 | ||
História da Idade Moderna | 2 | 2 | 4 | 64 | História da Idade Contemporânea | 2 | 2 | 4 | 64 | ||
Pratica Pedagógica I | 6 | 6 | 96 | Pratica Pedagógica I | 6 | 6 | 96 | ||||
Sub-total de horas | 10 | 9 | 8 | 27 | 432 | Sub-total de horas | 7 | 9 | 7 | 23 | 368 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.
DISCIPLINAS – I SEMESTRE | T | TP | P | HS | HSem | DISCIPLINAS – II SEMESTRE | T | TP | P | HS | Hsem |
Teorias da História | 1 | 2 | 3 | 48 | |||||||
História da Arte | 2 | 1 | 1 | 4 | 64 | ||||||
Métodos de Recolha e Pesquisa Histórica | 4 | 1 | 1 | 6 | 96 | ||||||
Tradição Oral e Cultura Africana | 2 | 2 | 4 | 64 | |||||||
Pratica Pedagógica II | 6 | 6 | 96 | Pratica Pedagógica II | 6 | 6 | 96 | ||||
Seminário Especializado | 2 | 1 | 1 | 4 | 64 | Trabalho de Licenciatura | 6 | 14 | 20 | 320 | |
Sub-total de horas | 11 | 7 | 9 | 27 | 432 | Sub-total de horas | 0 | 6 | 20 | 26 | 416 |
Total Anual de horas | 848 |
Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.