ISCED-HUÍLA

Curso de Ensino da Filosofia

Departamento: Ciências Sociais
Duração: 8 Semestres
Língua: Português
Regime: Diurno/Pós-Laboral


Apresentação do Curso

O Curso de Licenciatura em Ciências da Educação, especialidade Ensino de Filosofia, forma profissionais com alto sentido de responsabilidade, capazes de actuar no ensino de Filosofia, quer no subsistema de ensino geral como superior, bem como em outras áreas que requeiram formação científica, necessária para a actuação nas diversas vertentes da educação, assim como competências que proporcionam a continuidade de estudos ao nível de pós-graduação.

 Perfil de Saída

Este curso qualifica-se para o seguinte perfil de saída:

  • O Licenciado em Ensino de Filosofia sai como Profissional habilitado a actuar no Ensino Secundário (I e II Ciclo) e no subsistema do Ensino superior;
  • Nas Escolas de formação de Professores; nas áreas emergentes do campo educacional com competências a nível “humano”, técnico/profissional e pedagógico;
  • Um profissional capaz de lidar com situações desafiadoras em relação ao objectivo a ser alcançado, na organização e gestão de sistemas, unidades e projectos educacionais, na produção e difusão do conhecimento em diversas áreas da educação, tendo a docência como base de sua formação e identidade profissional;
  • Um profissional consciente de suas limitações, alerta/atento e interessado, de forma a permanecer actualizado, que nunca dá por concluído o seu processo formativo;
  • Um pensador, estudioso e investigador;
  • Um analista crítico da realidade capaz de questionar sistematicamente os seus próprios conhecimentos, para que possa existir uma constante reestruturação da sua “bagagem” profissional e de tomar posições coerentes.

Condições para frequentar o curso:
Os requisitos para frequentar o curso de Licenciatura em Ciências da Educação, especialidade ensino de Filosofia são: ser estudante que tenha terminado a 12.ª ou 13.ª Classe das Escolas de formação de professores, Magistérios Primários, Escolas Secundárias do II Ciclo, ou qualquer outra instituição correspondente ao ensino médio, onde tenha no Certificado um aproveitamento positivo exigido pela norma de ingresso do ISCED-Huíla na Cadeira de Filosofia e que aprovem no exame de acesso de Filosofia.

 


Grelha Curricular

DISCIPLINAS – I SEMESTRRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Pedagogia Geral 2 1   3 48 Didáctica Geral 2 1   3 48
Psicologia Geral 2 1   3 48 Psicologia de Densenvolvimento 2 1   3 48
Introdução à Filosofia 2 1   3 48 Introdução às Ciências Sociais 2 1   3 48
História da Antiguidade 2 1   3 48 História da Idade Média 2 1   3 48
Potuguês I   2   2 32 Português I   2   2 32
Lingua Estrangeira I   2   2 32 Língua Estrangeira I   2   2 32
Informática Aplicada   1 2 3 48 Informática Aplicada   1 2 3 48
Metodologia de Investigação Científica 1 1 1 3 48 Metodologia de Investigação Científica 1 1 1 3 48
Lógica Formal 2 1   3 48 Lógica Formal 2 1   3 48
História da Filosofia Antiga 2 2   4 64 História da Filosofia Antiga 2 2   4 64
Sub-total de horas 13 13 3 29 464 Sub-total de horas 13 13 3 29 464

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

DISCIPLINAS – I SEMESTRRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Psicologia Pedagógica 2 1   3 48            
Metodologia de Investigação em Educação 1 1 1 3 48 Estatística Aplicada   1 2 3 48
Português II    2   2 32 Português II    2   2 32
Lingua Estrangeira II   2   2 32 Lingua Estrangeira II    2   2 32
História da Idade Moderna 2 1   3 48 História da Idade Contemporânea 2 1   3 48
História de Angola I 2 1   3 48 História de Angola II 2 1   3 48
Antropologia Cultural 2 1   3 48 Antropologia Filosófica 2 1   3 48
Filosofia Social e Política  2 1   3 48 Epistemologia 2 1   3 48
Gnoseologia  2 1   3 48 Filosofia da Linguagem 2 1   3 48
História da Filosofia Medieval 2 1   3 48 História da Filosofia Medieval 2 1   3 48
Didáctica da Filosofia 1 1 2 4 64 Didáctica da Filosofia  1 1 2 4 64
Sub-total de horas 16 13 3 32 512 Sub-total de horas 13 12 4 29 464

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

DISCIPLINAS – I SEMESTRRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Teoria do Desenvolvimento Curricular 2 1   3 48 Teoria do Desenvolvimento Curricular 2 1   3 48
Gestão e Inspenção em Educação 1 1 1 3 48            
História de África I 2 1   3 48 História de África II 2 1   3 48
Sociologia Geral 1 1 1 3 48 Sociologia da Educação 1 1 1 3 48
Ética 2 1   3 48 Hermenêutica do Texto Filosófico 2 1   3 48
Filosofia da Educação 1 2 1 4 64 Estética 2 1   3 48
Cultura e Filosofia Africana 1 2 1 4 64 Cultura e Filosofia Africana 1 2 1 4 64
História da Filosofia Moderna 1 2   3 48 História da Filosofia Moderna 1 2   3 48
História da Filosofia Contemporânea 1 2   3 48 História da Filosofia Contemporânea 1 2   3 48
Prática Pedagógica I     6 6 96 Prática Pedagógica I     6 6 96
Sub-total de horas 12 13 10 35 560 Sub-total de horas 12 11 8 31 496

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

 
DISCIPLINAS – I SEMESTRRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Filosofia da Religião e Ateísmo 2 1   3 48            
Metafísica 2 1   3 48            
Cosmologia 2 1   3 48            
Pratica Pedagógica II     6 6 96 Pratica Pedagógica II     6 6 96
Seminário Especializado 2 1 1 4 64 Trabalho de Licenciatura   6 14 20 320
Sub-total de horas 8 4 7 19 304 Sub-total de horas 0 6 20 26 416

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.