Nos dias 14 e 15 de março, docentes do Departamento de Ciências Exatas e da Natureza do ISCED-Huíla, participaram activamente nas IV Jornadas Científicas do Departamento de Ciências Exatas e da Natureza do ISCED-Huambo.
Sob o lema “Cientificidade e Excelência no Ensino das Ciências Exatas e da Natureza”, os professores Dr. Domingos Ndala, Dr. Jorge Mayer e Dr. Joaquim Kessongo desempenharam um papel de destaque, ao partilhar os resultados das suas investigações e experiências inovadoras.
O Dr. Ndala, que é também o chefe do Departamento de Ciências Exatas e da Natureza do ISCED-Huíla, apresentou uma proposta visionária para a reformulação dos currículos dos cursos de Ensino da Física e Ensino da Química. Em sua comunicação, intitulada “Proposta de novos currículos para os cursos de Ensino da Física e Ensino da Química”, enfatizou a necessidade de actualização dos conteúdos e abordagens pedagógicas para atender às demandas contemporâneas da formação de professores nestas áreas.
Por sua vez, o Dr. Mayer, em sua apresentação, intitulada “Abordagem da educação energética no processo de ensino e aprendizagem da Física”, delineou estratégias e metodologias para a incorporação eficaz do conceito de energia no ensino, visando uma compreensão mais sólida e abrangente por parte dos estudantes.
Encerrando o ciclo de palestras do ISCED-Huíla, o Dr. Kessongo na sua intervenção, intitulada “Potencialidades da utilização do software GeoGebra no ensino da Física”, explorou como essa ferramenta pode enriquecer o processo de aprendizagem, proporcionando uma abordagem mais interactiva e visual para os conceitos físicos, engajando os alunos de maneira eficaz.
As contribuições dos professores Ndala, Mayer e Kessongo não apenas enriqueceram o debate nas jornadas científicas, mas também inspiraram colegas e participantes, impulsionando o avanço científico e educacional na região.