Teve lugar, na manhã de Segunda-Feira, 07 de Agosto de 2023, no Anfiteatro do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (ISCED-Huíla), a cerimónia oficial de lançamento do 1º Curso de Doutoramento em Educação.
Prestigiaram ao encontro o Magnífico Reitor da Universidade Mandume, Dr. Sebastião António, o Presidente do Instituto Superior de Defesa, representantes das Forças de Defesa e Segurança, o Presidente do ISCED-Huíla, Dr. Helder Pedro Alicerces Bahu; o Presidente do Conselho Geral, Dr. Boaventura Beleza; o do Conselho Científico do ISCED-Huíla e Coordenador do curso de doutoramento, Dr. José Fins; estiveram também presentes os directores dos centros, coordenadores de cursos de mestrado, distintos chefes de departamentos e secções, docentes e discentes.
Coube ao Presidente da instituição, apresentar as palavras de boas-vindas, que na ocasião afirmou que o momento é de júbilo e que o ISCED-Huíla marca assim, uma fundamental etapa no âmbito da sua oferta formativa, pois atinge o nível mais alto em termos de pós-graduação, isto é, a pós-graduação ao nível do doutoramento. Acrescentou que, o doutoramento em causa é fruto de um esforço interno dos investigadores mais diferenciados do ISCED-Huíla, que tudo fizeram para conceber e submeter à aprovação um projecto de grande alcance e responsabilidade. Realçou que o regozijo institucional se faz acompanhar de alguma preocupação e sentido de responsabilidade em relação ao rigor a empreender para que os resultados sejam de facto promotores de elevada diferenciação científica.
O Presidente despertou os presentes sobre os desafios que hoje como instituição de ensino, o ISCED deve enfrentar: “O nosso contexto é de desafios, desafios vários e enquanto instituição de formação de formadores, somos chamados a fazer leituras rápidas e sérias sobre os imbróglios relativos às dificuldades de aprendizagem, a organização e administração escolar e a aplicação de recursos tecnológicos ao processo educativo.”
No final da sua intervenção, enfatizou que as valências supracitadas, são inequivocamente cenários que vão transformar o ISCED-Huíla num laboratório de experimentação multidisciplinar para a transformação positiva do processo de ensino e aprendizagem nos níveis anteriores e não só. Apelou para uma responsabilidade acrescida e a necessidade se criar condições para galvanizar a investigação científica e projectar os níveis de qualidade para patamares mais elevados.
Seguiu-se a intervenção do Dr. José António Fins, enquanto coordenador do Doutoramento em Educação, que frisou que o doutoramento em causa foi criado pelo Decreto Executivo nº 88/23 de 26 de Junho, desenvolvimento pelo ISCED-Huíla em parceria com a Universidade de Aveiro e subvencionado pela União Europeia, através da Expertise France. O coordenador, focou-se na apresentação dos propósitos de criação do curso, das especialidades do mesmo, que são: Desenvolvimento Curricular, Gestão e Administração Escolar e Tecnologias Educativas. Afirmou que estão disponíveis 30 vagas e que a modalidade do curso é semi-presencial e com duração de 4 anos, estando seu início previsto para o dia 9 de Outubro, do ano corrente. Assegurou que para potenciar a qualidade do programa, conta-se com a parceria da Universidade de Aveiro que garante docentes e assessoria científica metodológica. No final, apresentou resumidamente o perfil de saída do doutoramento, os requisitos e perfil de entrada, dentre as quais se destaca que os candidatos, sejam titulares do grau mestre com média mínima de 14 valores e informou que as candidaturas estarão abertas a partir do próximo dia 14 de mês e ano correntes, tendo apelado aos presentes, que aproveitassem a oportunidade de fazer um doutoramento no país.