Curso de Ensino da Língua Portuguesa

Departamento: Letras Modernas
Duração: 8 Semestres
Língua: Francês
Regime: Diurno/Pós-Laboral

 

Apresentação do Curso

A licenciatura em Ensino da Língua  Portuguesa visa a formação de professores de Língua Portuguesa para o Ensino Secundário e escolas de formação de professores; propiciar formação científica necessária para a actuação nas diversas vertentes da educação científica contemporânea, bem como em outras áreas que requeiram tal formação básica, assim como para o prosseguimento de estudos em nível de pós- graduação.  Formar um profissional com percepção crítica da realidade e com a capacidade para actuar no magistério (Escola secundária) de acordo com a legislação específica; Preparar futuros professores capazes de leccionar Linguística e Português em instituições públicas e privadas de ensino; Ministrar aulas de Português no Ensino Secundário, levando os alunos a dominar os conteúdos programáticos daquele Ciclo de Ensino, através de técnicas de ensino apropriadas, visando proporcionar-lhes conhecimentos e despertar-lhes o gosto pela vivência do método científico; Actuar em equipas multidisciplinares destinadas a planear coordenar, executar ou avaliar actividades relacionadas com a língua portuguesa ou áreas afins; Propiciar ao estudante ferramentas pedagógicas e didácticas que o capacitem para o ensino da Língua Portuguesa; Estimular a formação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo no mosaico etnolinguístico angolano;  Incutir no estudante o espírito intercultural na perspectiva do mundo globalizado;

 

Perfil de saída

  • Ter um conhecimento profundo dos programas de Português das instituições de áreas potenciais de actuação;
  • Acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais;
  • Reconhecer a Língua Portuguesa como parte da construção humana e compreender os aspectos históricos de sua construção e suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político;
  • Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras;
  • Saber escrever e avaliar criticamente os materiais didácticos, como livros, “kits”, modelos, programas computacionais e materiais alternativos;
  • Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações do Português na sociedade;
  • Saber trabalhar em laboratório e saber usar programas computacionais educativos e vídeos educacionais como recursos didáticos;

 

Condições para frequentar o curso

  • estudante deve ter frequentado o II Ciclo do Ensino Secundário, Ensino Médio Técnico- Profissional e/ou Formação de Professores, ou ainda, Magistério Primário;
  • estudante deve ter frequência da cadeira ( Língua Portuguesa) no Ensino Secundário, pelo menos em dois anos lectivos;

 

Grelha Curricular