Realizou-se no, dia 17 de julho do ano em curso, a cerimónia de outorga de diplomas de mestres no curso de Metodologia de Educação de Infância, que teve lugar no anfiteatro da instituição e contou com a presença de entidades públicas e privadas.
Para dar início à cerimónia, discursaram várias entidades públicas, entre as quais se destacou o Secretário de Estado para o Ensino Superior, Dr. Eugénio da Silva. Em seu discurso, ele endereçou algumas palavras aos mestres: “É, portanto, um dia de celebração para os novos mestres e para o ISCED, que abraçou este programa. Gostaria de sublinhar que o Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente e o consequente regime jurídico do educador de infância e do professor para o ensino primário e secundário abriram uma nova era e criaram um novo paradigma na formação de professores em Angola. Isso contribuirá para melhorias no sistema educativo. Na verdade, os professores são peças-chave no sistema educativo, dada a sua importância para a formação das novas gerações.”
O secretário ressaltou que a materialização deste programa conta com a intervenção de três ISCEDs: Benguela, Cabinda e Huambo. Afirmou que estas instituições são de grande competência e estão ligadas a um conjunto de dados com o desafio de alcançar e formar formadores de professores. Destacou também a intervenção no sistema educativo dessas instituições como referências na área das ciências da educação e como motrizes para a criação de uma verdadeira comunidade de ciências da educação.
De salientar que este Programa Nacional de Formação e Gestão de Pessoal Docente trabalha em parceria com a Universidade de Aveiro, em Portugal, que disponibilizou um leque de 18 professores que fizeram parte deste projeto. Vale ressaltar que o mestrado em Metodologia de Educação de Infância teve a sua primeira edição em julho de 2022.