Representantes do Instituto Superior de Defesa realizaram nesta Quinta-feira, 24 de Agosto, do ano em curso, uma visita marcante às instalações do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-Huíla), num esforço para explorar oportunidades de colaboração entre as duas instituições de ensino. A visita destaca a crescente ênfase na interdisciplinaridade e na cooperação entre as diferentes áreas de conhecimento.
A delegação do Instituto Superior de Defesa, liderada pelo General José Miguel Goma “Kibela”, foi calorosamente recebida pela Direcção do ISCED-Huíla nomeadamente, o presidente da instituição, Dr. Helder Bahu, Chefes de Departamentos, Chefes de Secções, Directores de Centros de Investigação e Professores. Durante a visita, os representantes das duas instituições participaram de discussões produtivas sobre como combinar as competências e os recursos do Instituto Superior de Defesa e do ISCED-Huíla para promover o progresso académico e científico, bem como abordar desafios de segurança e defesa que possam beneficiar da experiência mútua.
Florenço da Fonseca, Director dos Assuntos Académicos para a área da defesa, comentou: “Esta visita representa o primeiro passo concreto em direcção a uma colaboração significativa entre nossas instituições. Acreditamos que a Instituição representa um nível de idoneidade capaz de transmitir aquilo que é a vasta experiência na formação de quadros, daí a necessidade de fortificar as relações bilaterais.”
Embora ainda não tenham sido divulgados detalhes específicos sobre os planos de colaboração, ambas as partes concordaram em estabelecer grupos de trabalho conjuntos para explorar áreas de interesse mútuo. Essa colaboração promete trazer benefícios não apenas para os estudantes e pesquisadores das instituições envolvidas, mas também para a sociedade em geral, à medida que soluções inovadoras e perspicazes podem emergir da interseção de campos aparentemente distintos.
O Presidente da Instituição, expressou sua gratidão pela visita e enfatizou a importância de estabelecer parcerias estratégicas entre instituições de diferentes áreas.