ISCED-HUÍLA

Curso de Ensino da Química

Departamento: Ciências Exactas
Duração: 8 Semestres
Língua: Português
Regime: Diurno/Pós-Laboral


Apresentação do Curso

O curso oferece aos futuros licenciados uma formação geral em Química, cobrindo amplamente matérias teóricas, tanto clássicas como contemporâneas, com o necessário instrumental matemático e a indispensável contrapartida em matérias experimentais, de forma integrada. É ainda objectivo deste curso, formar um profissional com percepção crítica da realidade e com a capacidade para actuar no magistério (Escola secundária) de acordo com a legislação específica, que seja capaz de ministrar aulas de Química no Ensino Secundário, levando os alunos ao estudo dos programas daquela subnível de ensino, através de técnicas de ensino apropriadas e desenvolvendo trabalhos de pesquisa correlatos, visando proporcionar-lhes conhecimentos e despertar-lhes o gosto pela vivência do método científico; Actuar em equipas multidisciplinares destinadas a planejar, coordenar, executar ou avaliar actividades relacionadas com a Química ou áreas afins e desempenhar outras actividades na sociedade, para as quais uma sólida formação universitária seja importante factor para o seu sucesso.


Perfil de Saída

A nível do saber

  • Ter um conhecimento profundo dos programas de Química das instituições de áreas potenciais de actuação. 
  • Acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais.
  • Reconhecer a Química como construção humana e compreender os aspectos históricos de sua construção e suas relações com o contexto cultural, socioeconómico e político.
  • Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.

A nível do saber fazer

  • Capacidade de articular o ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
  • Analisar e interpretar os dados experimentais obtidos por técnicas instrumentais analíticas;
  • Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras;

A nível do saber ser

  • Compreender a Ciência como construção humana, social e historicamente situada, estando, portanto, sujeita a debates, conflitos de interesses, incertezas e mudanças. Promover o Ensino da Física de maneira condizente com esta visão, em contraposição à ideia de ciência como verdades absolutas e imutáveis;
  • Valorizar, ao propor temas para o ensino, o tratamento de questões ambientais, de maneira articulada com outras áreas do conhecimento, tendo em vista o desenvolvimento de atitudes pró- ambientais, tanto no âmbito individual quanto colectivo;
  • Evidenciar, nas situações concretas da vida dos estudantes, situações em que o conhecimento f í s ico tratado na sala de aulas se articula com a experiência quotidiana, seja refutando, corroborando ou aprofundando as suas concepções prévias;

Condições de ingresso

  • São candidatos ao Curso de Ensino da Química do ISCED-Huíla todos os estudantes provenientes de escolas de formação de professores na opção Biologia/Química e dos Ensino Secundário Geral na opção Ciências Física e Biológicas, bem como os estudantes provenientes de escolas de formação agrária e de industria alimentar que queiram assumir a carreira docente como profissão.
  •  

Grelha Curricular

DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Pedagogia Geral 2 1   3 48 Didáctica Geral 2 1   3 48
Psicologia Geral 2 1   3 48 Psicologia do Desenvolvimento 2 1   3 48
Português I   2   2 32 Português I   2   2 32
Língua Estrangeira I   2   2 32 Língua Estrangeira I   2   2 32
Álgebra 1 1 2 4 64 Álgebra 1 1 2 4 64
Geometria Analítica 1 1 1 3 48 Geometria Analítica 1 1 1 3 48
Matemática I 1 1 2 4 64 Matemática I 1 1 2 4 64
Informática Aplicada   1 2 3 48 Informática Aplicada 1 1 1 3 48
Metodologia de Investigação Científica 1 1 1 3 48 Metodologia de Investigação Científica 1 1 1 3 48
Física I 1 1 1 3 48 Física I 1 1 1 3 48
Química Geral 1 1 2 4 64 Química Geral 1 1 2 4 64
Sub-total de horas 10 13 11 34 544 Sub-total de horas 11 13 10 34 544


Legenda:
T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Psicologia Pedagógica 2 1   3 48 Estatística Aplicada a Educação   2 1 3 48
Metodologia de Investigação em Educação 1 1 1 3 48 Física II   2 1 3 48
Português II   2   2 32 Português II   2   2 32
Língua Estrangeira II   2   2 32 Língua Estrangeira II   2   2 32
Matemática II 1 1 3 5 80 Matemática II 1 1 3 5 80
Química Inorgânica I 1 1 4 6 96 Química Inorgânica I 1 1 4 6 96
Química Orgânica I 1 1 4 6 96 Química Orgânica I 1 1 4 6 96
Química Ambiental 1 1 1 3 48 Química Ambiental 1 1 1 3 48
Didáctica da Química 1 1 2 4 64 Didáctica da Química 1 1 2 4 64
Sub-total de horas 8 11 15 34 544 Sub-total de horas 5 13 16 34 544


Legenda:
T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Teoria e Desenvolvimento Curricular 2 1   3 48 Teoria e Desenvolvimento Curricular 2 1   3 48
Gestão e Inspecção em Educação 1 1 1 3 48            
Cálculo das Probabilidades e Estatística 1 1 1 3 48 Cálculo das Probabilidades e Estatística 1 1 1 3 48
Química Analítica  1 2 2 5 80 Química Analítica  1 2 2 5 80
Química Física 1 2 2 5 80 Química Física 1 2 2 5 80
Química Inorgânica II 1 1 2 4 64 Química Inorgânica II 1 2 2 5 80
Química Orgânica II 1 1 2 4 64 Química Orgânica II 1 2 2 5 80
Prática Pedagogica I 1 1 4 6 96 Prática Pedagógica I 1 1 4 6 96
Sub-total de horas 9 10 14 33 528 Sub-total de horas 8 11 13 32 512

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Química Quântica 1 1 2 4 64            
Métodos Instumentais de Análise Química 1 1 4 6 96            
Química Orgânica Teórica 1 2 2 5 80            
Bioquímica 1 1 3 5 80            
História da Química 1 2   3 48            
Química Inorgânica Teórica 1 1 1 3 48            
Prática Pedagógica II     6 6 96 Prática Pedagógica II     6 6 96
Trabalho de Licenciatura   1 1 2 32 Trabalho de Licenciatura   4 18 22 352
Sub-total de horas 6 9 19 34 544 Sub-total de horas 0 4 24 28 448

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.