ISCED-HUÍLA

Curso de Ensino da Pedagogia

Departamento: Ciências da Educação
Duração: 8 Semestres
Língua: Português
Regime: Diurno/Pós-Laboral

Apresentação do Curso

O curso de pedagogia constitui uma das suas áreas de ensino e investigação cuja pertinência se consubstancia, de forma sistémica, em todos os domínios sociais.

  • Áreas de intervenção

    Docência nas escolas de Ensino secundário e magistério primário, e nas áreas emergentes do campo educacional; O Licenciado em Ensino da Pedagogia pode ainda Leccionar disciplinas de Teoria de Desenvolvimento Curricular, Análise Sociológica, Higiene Escolar, Prática Seminário e Estágios Pedagógicos, em instituições públicas e privadas de Formação de Professores, de ensino superior de formação de professores e/ou actuar em outras actividades que requerem conhecimentos de pedagogia como por exemplo: cresches e jardins-de-infância; centros de apoio a criança; centros de dia para a terceira idade; Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico;

  • Objectivos do curso
    • Desenvolver competências no domínio de ensino, investigação e extensão;
    • Formar professores de Pedagogia para o Ensino secundário e não só;
    • Propiciar formação científica, necessária para a actuação nas diversas vertentes da educação científica contemporânea, bem como em outras áreas que requeiram tal formação básica, assim como para prosseguimento de estudos em nível de pós-graduação;
    • Oferecer aos futuros licenciados uma formação profissional inter e transdisciplinar, cobrindo amplamente matérias teóricas, tanto clássicas como contemporâneas;
    • Desenvolver no estudante um conjunto de habilidades em ciências da educação que lhe permita assegurar os planos de estudos na área em várias áreas, realizar investigação científica aplicada a psicopedagogia, a gestão de processo docente educativo e arte de ser um educador.


  • Objectivos específicos do curso

    • Formar um profissional com percepção crítica da realidade e com a capacidade para actuar no ensino secundário e não só, de acordo com a legislação específica;
    • Proporcionar um conhecimento amplo dos fenómenos educativos e formativos em seus contextos políticos, sociais e comunitários, a partir dos contributos das diferentes disciplinas básicas da Educação;
    • Dotar os estudantes de métodos e de técnicas de investigação e intervenção em educação, capazes de viabilizar a realização de estudos de caracterização, de trabalhos de diagnóstico e de identificação de necessidades;
    • Actuar em equipas multidisciplinares destinadas a planear, coordenar, executar ou avaliar actividades relacionadas com a Pedagogia ou áreas afins;
    • Desempenhar outras actividades na sociedade, para as quais uma sólida formação universitária seja importante factor para o seu sucesso;
    • Estabelecer parcerias com entidades governamentais e organizações não-governamentais no âmbito do fenómeno educativo dos licenciados no mercado de trabalho;
    • Desenvolver competências pessoais, profissionais e sociais de forma a promover a inserção dos licenciados no mercado de trabalho.

Perfil de Saída

Entende-se que ser competente é enfrentar os desafios do seu tempo, articulando saberes adquiridos/construídos nas várias áreas do conhecimento, de diversas naturezas, para solucionar com eficiência e eficácia situações de vida. Nesta base são estabelecidas as competências exigidas à constituição do perfil de saída para licenciados em ensino da pedagogia da educação, com habilidades e competências, produção do conhecimento científico, participação no trabalho colectivo e articulação escola/sociedade, habilitado a actuar no ensino secundário e nas áreas emergentes do campo educacional com competências a nível “humano”, técnico/profissional e pedagógico; Um profissional capaz de lidar com situações desafiadoras em relação ao objectivo a ser alcançado, na organização e gestão de sistemas, unidades e projectos educacionais, na produção e difusão do conhecimento em diversas áreas da educação, tendo a docência como base de sua formação e identidade profissionais; Um profissional, competente, participativo e criativo, consciente de suas limitações, alerta/atento e interessado, de forma a permanecer actualizado, que nunca dá por concluído o seu processo formativo; Um pensador, estudioso e investigador; Um analista crítico da realidade capaz de questionar sistematicamente os seus próprios conhecimentos, para que possa existir uma constante reestruturação da sua “bagagem” profissional e de tomar posições coerentes. 

Condições para frequentar o curso:

São admitidos no curso de pedagogia, os alunos que tenham concluído o ensino secundário, preferencialmente pelas escola do Magistério Primário e de Formação de Professores e ICRA, e que aprovem no exame de acesso, ou que tenham sido transferidos de uma outra instituição com o mesmo perfil.

Grelha Curricular

DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Psicologia Geral 2 1   3 48 Psicologia do Desenvolvimento 2 1   3 48
Filosofia Geral 2 1   3 48 Lógica Formal 2 1   3 48
Língua Estrangeira I (Francês/Inglês)   2   2 32 Língua Estrangeira I (Francês/Inglês)   2   2 32
Português I   2   2 32 Português I   2   2 32
Anatomia e Fisiologia Humana 1 2 1 4 64 Psicofisiologia 1 2 1 4 64
Informática   1 2 3 48 Informática   1 2 3 48
Metodologia de Investigação Científica 1 1 1 3 48 Metodologia de Investigação Científica 1 1 1 3 48
Pedagogia Geral 1 2 1 4 64 Pedagogia Geral 1 2 1 4 64
História da Educação 1 2 1 4 64 História da Educação 1 2 1 4 64
Sub-total de horas 8 14 6 28 448 Sub-total de horas 8 14 6 28 448

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

 
DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Psicologia Pedagógica 2 1   3 48 Filosofia da Educação 1 2 1 4 64
Sociologia Geral 1 1 1 3 48 Sociologia da Educação 1 1 1 3 48
Língua Estrangeira II (Francês/Inglês)   2   2 32 Língua Estrangeira II (Francês/Inglês)   2   2 32
Português II   2   2 32 Português II   2   2 32
Saúde, Segurança e Ambiente 1 2   3 48 Ética e Deontologia Profissional 1 2 1 4 64
Metodologia do Ensino Pré-Escolar  1 2   3 48 Metodologia Ensino Pré- Escolar    1 2 3 48
Demografia 1 1 1 3 48 Metodologia Ensino Primário III (Estudo do Meio/Ciências da Natureza) 1 2   3 48
Metodologia de Ensino Primário I (História e Geografia) 1 2   3 48 Metodologia de Ensino Primário IV (Matemática) 1 2   3 48
Metodologia de Ensino Primário II (Expressões e Artes) 1 2   3 48 Metodologia de Ensino Primário V (Português) 1 2   3 48
Teoria da Educação 1 2 1 4 64 Teoria da Educação 1 2 1 4 64
Didáctica Geral     1 2 1 4 64 Didáctica Geral     1 2 1 4 64
Sub-total de horas 10 19 4 33 528 Sub-total de horas 8 20 7 35 560

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

 
DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Teoria e Desenvolvimento Curricular 2 1   3 48 Teoria e Desenvolvimento Curricular 2 1   3 48
Administração e Gestão Escolar 1 2   3 48 Inspecção em Instituições de Infância 1 1 2 4 64
Dificuldades de Aprendizagem 3   1 4 64 Necessidades Educativas Especiais 3   1 4 64
Planificação e Inspecção Escolar 3   1 4 64 Planificação e Inspecção Escolar 1 2   3 48
Pedagogia Diferencial 2 1   3 48 Técnicas de Inf. E Comunicação 3     3 48
Educação Comparada 2 1   3 48 Educação Comparada 1 2   3 48
Legislação Escolar 1 2   3 48 Legislação Escolar 1 2   3 48
Didáctica da Pedagogia 1 2 1 4 64 Didáctica da Pedagogia 1 2 1 4 64
Prática de Intervenção Pedagógica 3     3 48 Prática de Intervenção Pedagógica 3     3 48
Sub-total de horas 18 9 3 30 480 Sub-total de horas 16 10 4 30 480

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

 
DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Diagnóstico e Avaliação do Sistema Educativo Angolano 1 2 1 4 64            
Economia da Educação 1 2   3 48            
Desenvolvimento Pessoal e Profissional 1 2   3 48            
Metodologia de Investigação em Educação 1 1 1 3 48            
Estatística Aplicada à Educação   2 1 3 48            
Prática Inspectiva e das Metodologias Educativas 3   1 4 64            
Técnicas Quantitativas 3   1 4 64 Trabalho de Licenciatura 2 2 20 24 384
Prática Pedagógica 2 2 2 6 96 Prática Pedagógica 2 2 2 6 96
Sub-total de horas 12 11 7 30 480 Sub-total de horas 4 4 22 30 480

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.