Curso de Ensino da Língua Inglesa

Departamento: Letras Modernas
Duração: 8 Semestres
Língua: Inglês
Regime: Diurno/Pós-Laboral

Apresentação do Curso
A licenciatura em Ensino da Língua  Inglesa visa formar comunicadores gerais e académicos, analistas, investigadores, professores e formadores de formadores da língua inglesa e gestores de divisoes de linguas que demonstrem reflexão, comparação e procura constante. Tem como objectivos específicos, os seguintes:

  • Comunicar na Língua Inglesa de forma correcta e fluente;
  • Dominar Conhecimentos teóricos de literatura e ter habilidades para ler, compreender e interpretar textos;
  • Conhecer métodos, técnicas e estratégias para o ensino da Língua Inglesa como língua estrangeira incluindo alunos com necessidades educativas especiais;

Adquirir conhecimentos técnicos, métodos e estratégias para formarem formadores de Língua Inglesa e continuarem o seu desenvolvimento profissional após o término do curso;

Perfil de saída

  • Escrever resumos, composições, trabalhos científicos curtos, longos e monografias na Língua Inglesa mostrando competência em termos de convenções da escrita académica, gramática, pontuação, ortografia e vocabulário;
  • Fazer investigações primarias e secundarias dentro e fora do contexto académico;
  • Leccionar com competência a disciplina da língua inglesa nos diversos níveis de ensino e especialidades;
  • Formar outros professores de Inglês em escolas do ensino médio;
  • Identificar as necessidades linguísticas dos seus estudantes e encontrar formas de colmatá-las;
  • Fazer trabalhos que envolvam o uso da língua inglesa sempre que forem solicitados.


 Condições para frequentar o curso

  • Ser capaz de responder a perguntas sobre um texto de leitura directa, mostrando que reconhece e entende as palavras-chave e as informações gerais ou específicas de um texto;
  • Colocar várias frases ou parágrafos confusos na ordem correta, mostrando que entende a organização básica de um texto;
  • Possuir um vocabulário suficientemente grande em inglês, por exemplo, para poder agrupar palavras ou descrever o uso de, por exemplo, ferramentas;
  • Ser capaz de escrever uma carta simples falando sobre família, trabalho, estudos, férias recentes, planos, etc., compreensível para o leitor e apropriada em termos de gramática, pontuação, ortografia e vocabulário;
  • Fazer uma descrição simples, coerente e coesa de uma cidade, prédio ou organização que conhece;
  • Mostrar um grau aceitável de fluência, participando de uma conversa sobre um tópico básico, como família, hobbies, trabalho, solicitando e fornecendo informações, etc.;
  • Falar coerentemente sobre suas experiências de aprendizado de inglês, sua rotina diária e seus planos de estudo;
  • Mostre boas habilidades de escuta, extraindo informações essenciais de um fluxo de fala;
  • Estar realmente interessado na Língua Inglesa e estar preparado para trabalhar arduamente ao longo do curso;

Grelha Curricular