ISCED-HUÍLA

Curso de Ensino da Língua Francesa

Departamento: Letras Modernas
Duração: 8 Semestres
Língua: Francês
Regime: Diurno/Pós-Laboral


Apresentação do Curso

A licenciatura em Ensino da Língua Francesa visa como objectivos a formação de professores no domínio de ensino da língua francesa. No fim da sua formação, esses professores devem ser capazes de ensinar essa língua e cultura francesa e francófona aos alunos de diversos níveis de ensino em Angola ou em outras latitudes geográficas. Aprender a ensinar o francês significa também aprender a avaliar o ensino e a aprendizagem dessa língua e cultura.

O ensino do francês como língua estrangeira na nossa instituição tem sempre em conta as particularidades da didáctica de línguas estrangeiras, tendo em conta que o objecto do ensino e da aprendizagem é a própria língua, no nosso caso o francês.

Assim sendo, dadas as necessidades imediatas de comunicação na aprendizagem de uma língua estrangeira, os objectivos teóricos e práticos são sempre simultâneos para um futuro professor. É assim que se prima bastante no saber, saber fazer, saber ser e saber estar que se traduzem no conhecimento teórico mas também no saber falar, escrever, entender discursos orais e escritos, quer dizer saber comunicar nesse idioma e saber transmiti-lo aos alunos de maneira pragmática.

Perfil de saída

Os licenciados em Ensino da Língua Francesa devem tornar-se:

Professores capazes de ensinar e avaliar os processos de ensino e de aprendizagem da língua e das culturas francesa e francófonas de maneira pragmática
Professores competentes em comunicação em língua francesa, tanto oralmente como na escrita;
 Professores profissionalmente habilidosos em termos de saber, saber ser e saber estar;
Professores capazes de utilizar os meios modernos como as TIC no ensino de francês;
Professores capazes de elaborar e gerir programas e perfis de ensino da língua francesa nas escolas;
Professores capazes de realizar actividades de tradução em caso de necessidade.

Condições para frequentar o curso

Possuir o ensino secundário completo no Ensino da Língua Francesa;
Possuir bases sólidas tanto teóricas como práticas na comunicação em francês.


Grelha Curricular

DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Pedagogia Geral 2 1   3 48 Didáctica Geral 2 1   3 48
Psicologia Geral 2 1   3 48 Psicologia de Desenvolvimento 2 1   3 48
Português I   2   2 32 Português I   2   2 32
Inglês I   2   2 32 Inglês I   2   2 32
Informática Eucativa   1 2 3 48 Informática Educativa   1 2 3 48
Introdução às Literaturas Francófonas 2   1 3 48 Introdução às Liter. Francófonas  2   1 3 48
Civilizações Francófonas I 1   1 2 32 Civilizações Francófonas I 1   1 2 32
Introdução aos estudos Linguísticos 2   2 4 64 Introd.aos Estud. Linguísticos 2   2 4 64
Língua Fracesa 2   2 4 64 Língua Francesa 2   2 4 64
Prática de Francês I     4 4 64 Prática de Francês I     4 4 64
Metodologia de Investigação Científica  1 1 1 3 48 Metodologia de Investigação Científica 1 1 1 3 48
Sub-total de horas 12 8 13 33 528 Sub-total de horas 12 8 13 33 528


Legenda:
T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Psicologia Pedagógica 2 1   3 48 Estatística Aplicada à Educação   1 2 3 48
Português II   2   2 32 Português II   2   2 32
Inglês II   2   2 32 Inglês II   2   2 32
Civilizações Francófonas II 1   1 2 32 Civilizações Francófonas II 1   1 2 32
Literaturas Francófonas I 1   2 3 48 Literaturas Francófonas I 1   2 3 48
Introdução à Metodologia de Ensino de Francês 2   1 3 48 Introdução à Metodologia de Ensino Francês 2   1 3 48
Psicolinguística 1 2   3 48 Psicolinguística 1 2   3 48
Linguística Bantu 1 1 1 3 48 Linguística Bantu 1 1 1 3 48
Linguística Francesa I 1 1 2 4 64 Linguística Francesa I 1 1 2 4 64
Prática de Francês II   2 3 5 80 Prática de Francês II   2 3 5 80
Sub-total de horas 9 11 10 30 480 Sub-total de horas 7 11 12 30 480


Legenda:
T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Gestão e Inspecção em Educação 1 1 1 3 48            
Teoria e Desenvolvimento Curricular 2 1   3 48 Teoria e Desenvolvimento Curricular 2 1   3 48
Inglês III   2   2 32 Inglês III   2   2 32
Literaturas Francófonas II 1   2 3 48 Literaturas Francófonas II 1   2 3 48
Metodologia de Ensino de Francês I 1 1 2 4 64 Metodologia de Ensino de Francês I 1 1 2 4 64
Introdução à Sociolinguística 1 1 2 4 64 Introdução à Sociolinguística 1 1 2 4 64
Linguística Francesa II 1 1 2 4 64 Linguística Francesa II 1 1 2 4 64
Prática de Francês III     4 4 64 Prática de Francês III     4 4 64
Prática Pedagógica I     6 6 96 Prática Pedagógica I     6 6 96
Sub-total de horas 7 7 19 33 528 Sub-total de horas 6 6 18 30 480

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

DISCIPLINAS – I SEMESTRE T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II SEMESTRE T TP P HS Hsem
Linguística Francesa III 2   4 6 96            
Prática de Francês IV     4 4 64            
Metodologia de Investigação em Educação 1 1 4 6 96            
Metodologia de Ensino de Francês II 2   4 6 96 Trabalho de Licenciatura   6 14 20 320
Prática Pedagógica II     6 6 96 Prática Pedagógica II     6 6 96
Sub-total de horas 5 1 22 28 448 Sub-total de horas 0 6 20 26 416

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.