ISCED-HUÍLA

Curso de Ensino da Biologia

Departamento: Ciências da Natureza
Duração: 8 Semestres
Língua: Português
Regime: Diurno/Pós-Laboral


Apresentação do Curso

O curso tem por finalidade Formar profissionais na área de Ensino de Biologia, que assegurem as Unidades Curriculares constantes no plano curricular do Ensino Secundário e Técnico-profissional, bem como, para o desenvolvimento de actividades científicas e técnicas em áreas afins, tendo os seguintes Objectivos específicos:

  • Formar quadros capazes de responder as exigências da sociedade no âmbito da educação e adicionalmente nas áreas de conservação de recursos naturais, ambiente, saúde pública, comunitária e áreas afins;
  • Desenvolver pesquisas nas diversas áreas da ciência biológica que propicie uma visão crítico-reflexiva da prática educativa;
  • Desenvolver atitudes investigativas de modo a despertar nos estudantes a busca constante pela actualização dos conhecimentos científicos na área;
  • Elaborar currículos, programas e recursos didáctico-pedagógicos adequados à prática educativa;
  • Actuar em equipas multidisciplinares destinadas a planear, coordenar, executar ou avaliar actividades relacionadas com a Biologia, ou áreas afins;
  • Enfatizar a formação cultural e humanística baseada nos valores éticos e profissionais.


Perfil de Saída

Os Licenciados poderão desempenhar-se como:

  • Compreender as teorias científicas contemporâneas das ciências biológicas, para a permanente actualização dos conteúdos de Ciências da Natureza, Biologia e outras do ensino primário e secundário, em correspondência com o contexto social;
  • Demonstrar o domínio profundo dos fundamentos teórico-conceptuais para a integração do contexto no processo de ensino-aprendizagem da Biologia, numa perspectiva da contextualização curricular;Demonstrar o domínio dos fundamentos da educação e da formação biológica, para a solução dos problemas profissionais de forma interdisciplinar e com o recurso às tecnologias que propiciem a formação integral do aluno;
  • Ser capaz de dar resposta às exigências da sociedade no âmbito de educação, conservação dos recursos naturais, ambiente, saúde pública e comunitária;
  • Ter aptidões para manusear os instrumentos e recursos didácticos da sua especialidade;


Condições para frequentar o curso:

  • Candidatos que tenham concluído a 12ª classe do Segundo Ciclo do Ensino Secundário em Ciências Físicas e Biológicas ou a 13ª Classe nas Escolas de Formação de professores, nos Cursos de Biologia-Química;
  • Candidatos que tenham concluído o Ensino médio Técnico profissional dos cursos de agricultura, ambiente e áreas a fins;
  • Candidatos que tenham aprovado no exame de aptidão ao Curso de Ensino de Biologia com uma nota igual ou superior a 10 valores;


Grelha Curricular

DISCIPLINAS – I Semestre T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II Semestre T TP P HS Hsem
Pedagogia Geral  2 1   3 48 Didáctica Geral  2 1   3 48
Psicologia Geral  2 1   3 48 Psicologia do Desenvolvimento 2 1   3 48
Matemática Geral   2 1 3 48 Física Geral    2 1 3 48
Química Geral   2 1 3 48 Química Orgânica    2 1 3 48
Língua Estrangeira I   2   2 32 Língua Estrangeira I    2   2 32
Português I   2   2 32 Português I   2   2 32
Informática Aplicada   1 2 3 48 Informática Aplicada   1 2 3 48
Metodologia de Investigação Científica 1 1 1 3 48 Metodologia de Investigação Científica 1 1 1 3 48
Anacordados 2 1 1 4 64 Anacordados 2 1 1 4 64
Citologia   2 2 4 64 Botânica Geral    2 2 4 64
Sub-total de horas 7 15 6 30 480 Sub-total de horas 7 16 8 30 480

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

DISCIPLINAS – I Semestre T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II Semestre T TP P HS Hsem
Psicologia Pedagógica  2 1   3 48            
Metodologia de Investigação em Educação  1 1 1 3 48 Estatística Aplicada a Educação    2 1 3 48
Língua Estrangeira II   2   2 32 Língua Estrangeira II   2   2 32
Língua Portuguesa II   2   2 32 Língua Portuguesa II   2   2 32
Histologia Geral 1 1 2 4 64 Bioquímica    2 2 4 64
Anatomia e Fisiologia Humana 1 1 2 4 64 Anatomia e Fisiologia Humana   2 2 4 64
Cordados 1 2 1 4 64 Cordados 1 2 1 4 64
Plantas Inferiores 1 1 2 4 64 Plantas Superiores 1 1 2 4 64
Didáctica da Biologia 2 1 1 4 64 Didáctica da Biologia 2 1 1 4 64
Sub-total de horas 9 12 9 30 480 Sub-total de horas 4 14 9 27 432

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

DISCIPLINAS – I Semestre T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II Semestre T TP P HS Hsem
Gestão e Inspecção em Educação 1 1 1 3 48            
Teoria e Desenvolvimeto  Curricular 2 1   3 48 Teoria e Desenvolvimeto Curricular 2 1   3 48
Biofisica 1 2 1 4 64 Ecologia Geral 2 2   4 64
Fisologia Animal 1 2 1 4 64 Fisologia Animal 1 2 1 4 64
Fisiologia Vegetal 1 2 1 4 64 Fisiologia Vegetal 1 2 1 4 64
Genética Molecular e Clássica   2 2 4 64 Genética Molecular e Clássica   2 2 4 64
Prática Pedagógica I   2 4 6 96 Prática Pedagógica I   2 4 6 96
Sub-total de horas 6 12 10 28 448 Sub-total de horas 6 11 8 25 400

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.

DISCIPLINAS – I Semestre T TP P HS HSem DISCIPLINAS – II Semestre T TP P HS Hsem
Teoria da Evolução 2 2   4 64            
Microbiologia Geral   2 2 4 64            
Antropologia Fisica 1 2 1 4 64            
Embriologia Geral 1 2 1 4 64            
Paleontologia Geral 2 2   4 64            
Prática Pedagógica II   2 4 6 96 Prática Pedagógica II   2 4 6 96
Trabalho de Licenciatura   2 2 4 64 Trabalho de Licenciatura   6 14 20 320
Sub-total de horas 6 14 10 30 416 Sub-total de horas   8 4 6 96

Legenda: T– Teóricas; TP – Teóricas Práticas; P – Práticas; HS – Horas Semanais; HSem – Horas Semestrais.